Para muitas pessoas a primavera significa amor e piquenique, mas para outros ela marca o início de outra temporada de alergias e de muitos espirros, coceiras e nariz escorrendo.

Embora essas pessoas adorariam fazer um lanche no parque,  elas passam grande parte do tempo esfregando os olhos,  com a pele vermelha ou cheia de manchas, nariz trancado e bolsas em torno dos olhos.

Pessoas alérgicas sofrem com o pó, pólen e pêlos

Pessoas alérgicas sofrem com o pó, pólen e pêlos

Alergia ao pólen pode ser sazonal, mas as pessoas que são alérgicas ao ácaro ou a pêlos de animais podem sofrer com esses sintomas o ano inteiro.  Um recente estudo mostrou que a alergia a pêlos de animais domésticos ou a ácaros pode até mesmo agravar os sintomas de quem têm alergia ao pólen.

E essas alergias sazonais estão começando cada vez mais cedo e durando mais tempo, possivelmente devido ao aumento da temperatura global.

Se você tem alergia ao pêlo de animais de estimação, provavelmente percebe quão rapidamente a presença de um cachorro ou gato te afeta, e você pode precisar tomar remédios para reduzir ou suprimir os sintomas se você é dono de algum animal.

Esses medicamentos vêm mesmo a calhar – não importa quão cuidado você seja ao manter os animais e seus pêlos fora de sua casa.  Os sapatos dos outros podem trazer esses resíduos de fora, enquanto que as roupas distribuem os pêlos de ambiente em ambiente.

Se você quiser ter alguma esperança de alívio para suas alergias, é preciso trabalhar para eliminar as fontes de alérgenos ao mesmo tempo em que trabalha para expulsar esses alérgenos já existentes de sua casa. Quer se trate de ácaros ou partículas de pólen que te desencadeiam os sintomas, carpetes e tapetes são bastante convidativos para os alérgenos.

Assim como muitas pessoas, você provavelmente tem o mesmo aspirador de pó há bastante tempo, assim como um monte de sacos descartáveis que esses aspiradores requerem.

É importante livrar sua casa da sujeira, ácaros, pólen e qualquer outra coisa que te faça espirrar – por isso, aspirar frequentemente a casa é parte importante de sua estratégia de combate à alergia. No entanto,  aspiradores antigos podem não fazer bem esse trabalho.

Por uma razão – os sacos ficam cheios, a potência diminui e isso significa que os alérgenos permanecem no carpete mesmo após você passar o aspirador por cima deles.

Filtros HEPA para aspiradores e alergias

Os aspiradores sem saco também têm algumas desvantagens para quem têm alergias. O processo de esvaziar o recipiente é longe de ser tranquilo para quem sofre com alergia. Tão logo você remove a tampa do recipiente, a poeira escapa de volta para o ar.

Se você esvaziá-lo em uma sacola, você criará uma  nuvem de poeira à medida que despejá-lo. Se você fizer isso fora de casa, é melhor ficar contra o vento ou acabará coberto da mesma poeira que você acabou de aspirar do seu tapete.

Algumas vezes os restos aspirados ficam presos no fundo do recipiente, fazendo com que você tenha que erguê-lo para soltá-los.

Isso também pode causar a dispersão dos alérgenos sobre você ou sua casa, e você pode achar que simplesmente fechar o saco de pó do antigo aspirador era mais fácil.

Muitos aspiradores vendidos atualmente oferecem um recurso relativamente novo: os filtros HEPA (em inglês, High Efficiency Particulate Air).

Esses filtros são constituídos de fibras totalmente entrelaçadas capazes de reter aquelas minúsculas partículas que os outros aspiradores não conseguem. Os filtros Hepa conseguem capturar partículas de apenas 0,3 mícrons, mas somente quando são instalados pelo fabricante.

Esses filtros requerem uma boa engenharia e precisam estar muito bem vedados para que a poeira e a sujeira (e o ar que as carregam) não encontrem caminho algum para escapar – como por exemplo uma rachadura no próprio selo.

Além disso, aspiradores dotados de filtros HEPA precisam ter mais potência de sucção, por isso se você inseriu o filtro em um aspirador mais antigo, o resultado ainda deixará muito a desejar.

Então, terminando a nossa conversa, para aquelas pessoas que sofrem com alergias, a melhor aposta é um aspirador de qualidade e com filtros HEPA. Embora os custos iniciais e de manutenção sejam maiores (os filtros HEPA precisam ser trocados anualmente), os resultados valem à pena.

 

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/