Primeiro foram os itens da linha branca que ganharam cores na cozinha do brasileiro. Agora é a vez dos eletroportáteis.
Essa tendência, mais do que modismo, revela uma mudança no perfil do consumidor. Produtos com design diferenciado, antes restritos aos anseios de alguns clientes, despertam o interesse de um número cada vez maior de pessoas que, na hora da compra, consideram aspectos que não estão relacionados apenas ao preço e à funcionalidade dos aparelhos.
A inclusão de cores no portfólio dos fabricantes de eletroportáteis está diretamente ligada à mudança de estilo dos produtos, explica o coordenador do curso de design de produto do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Sidney Rufca.
Nesse caso, a remodelagem dos eletrodomésticos inspirou-se nos anos de 1950 e incorporou o design retrô, mais colorido. “Essa demanda também ocorre em função dos novos ambientes da casa que vêm sendo ocupados por esses aparelhos.
Além disso, a cozinha, que antes era um cômodo renegado da casa, ganhou importância, o que foi determinante para essa demanda. “Cada vez mais, ela está integrada à sala de estar, é o local para receber amigos e familiares. Isso faz com que os eletroportáteis ganhem também a função decorativa, sem perder seu propósito principal”, explica Lacides Marquez, líder global de design de eletroportáteis de cozinha da Philips, detentora da marca Walita.
A sofisticação dos hábitos de consumo e o boom do mercado de imóveis no Brasil também favoreceram a demanda por produtos com design diferenciado e, sobretudo, coloridos.
“As cores podem trazer estilos e sensações diferentes ao consumidor e, assim, fazem com que essa relação emocional com o produto seja traduzida em valor agregado, permitindo um diferencial no preço”, diz Rufca, do Centro Belas Artes. acesso a bens e serviços.
Eles, que antes sonhavam com a casa própria, hoje são responsáveis por alavancar as vendas dos bens de consumo, ao levar a família às compras para mobiliar a casa nova”, diz Carla Góes de Barros, gerente de marketing e design da Cadence.
Paga-se mais por design?
O aumento na procura por produtos coloridos é reflexo do novo perfil do consumidor, que há algum tempo busca aparelhos ousados, inovadores e que também respondam ao seu anseio de status.
Um liquidificador, por exemplo, deixou de ser apenas um eletrodoméstico, ele pode ser um objeto de desejo, o que torna a sua beleza primordial. “Os produtos estão sendo recriados para o consumidor está exigente e busca cada vez mais qualidade e diferenciação. “Naturalmente, as classes A e B aderem primeiro às tendências, porém a ascensão das classes C e D no Brasil, juntamente com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, faz com que os lançamentos reduzam os seus preços de venda antes do previsto. Assim, o público C e D pode comprar produtos aos quais antigamente não tinha acesso”, diz Ligocky.
Apesar de o preço ainda influenciar a decisão de compra, o consumidor está mais disposto a pagar pelos diferenciais. “A classe C procura, cada vez mais, produtos sofisticados, mas ainda não tem dinheiro disponível para pagar por eles. Ela está mais atenta ao custo/benefício que o produto oferece. Já as classes A e B, que demandam exclusividade, estão dispostas a pagar por inovação”, acrescenta Carla, da Cadence. A definição do conceito de design, de acordo com Marquez, da Philips Walita, deve englobar funcionalidade e é determinante na hora de o consumidor optar por pagar por um produto com maior valor agregado.
O portfólio de itens coloridos é crescente e engloba de processadores de alimentos a cafeteiras. Os fabricantes que não seguiam essa tendência estão investindo e diversificando seus produtos, caso da Cadence que, de acordo com sua gerente de marketing e design, prepara o lançamento de uma linha colorida de eletroportáteis para cozinha. “Vamos intensificar o foco nesse perfil, com produtos de design exclusivo e cores mais intensas”, informa Carla.
Vermelho é também a cor da linha Collection, da Arno, com produtos que têm acabamento metalizado e seguem as tendências mundiais em design. Para o lançamento, a empresa baseou-se em pesquisas de comportamento e satisfação dos consumidores, que mostraram o desejo por aparelhos sofisticados. Entre outros itens, a linha inclui o liquidificador Clic’Lav, a batedeira planetária Deluxe, a centrífuga de frutas Arno Collection, o multiprocessador Multichef 8000, a sanduicheira Compacta, o mix Deluxe e a batedeira Inclinata com bacia transparente.
O preto, bem mais aceito que as cores polarizantes, segundo Marquez, da Philips Walita, é apreciado em produtos premium, principalmente na combinação com metais. Essa particularidade da cor foi determinante para a companhia lançar a linha Avance, inspirada no segmento automobilístico. Em vez do preto simples, os produtos ganharam coloração fosca, inspirada no padrão adesivado que tem sido usado em alguns automóveis.
É composta pelo juicer modelo RI1870, liquidificador RI2095 e RI2096, este com carcaça em aço inoxidável, e processador de alimento modelo RI7776. A marca tem também a linha Viva Black, com itens como mixer RI1366 e liquidificador modelo RI2162/5, entre outros. O consumidor paga mais pelo diferencial do design, desde que o produto seja funcional e o preço, não abusivo.
Fonte: Revista Eletrolar