No Brasil a maioria das residências ainda possuem chuveiro elétrico para o banho, mas o aquecedor de água é em muitos casos mais vantajoso que o chuveiro.
Quem tem um aquecedor de água normalmente nem lembra da sua existência até que, em certa manhã, vai para o banho e não tem água quente.
Se você é uma pessoa curiosa, a seguinte questão sobre aquecedores de água talvez já tenha passado pela sua cabeça: “como a água pode ficar quente tão rápido se, no momento em que abrimos a torneira ela sai fria?”
Neste artigo, veremos o interior de um aquecedor de água e você entenderá como ele funciona.
O interior de um aquecedor de água
Se você cortar um aquecedor de água ao meio, encontrará algo parecido com as figuras abaixo(aquecedor elétrico à esquerda, a gás à direita):
Um aquecedor de água a gás é quase idêntico a um aquecedor de água elétrico, exceto por não possuir duas resistências de aquecimento. No lugar existe um queimador de gás na parte inferior, com uma chama atravessando rapidamente o meio do tanque.
Um aquecedor de água possui as seguintes partes, conforme mostrado na figura acima:
- um pesado tanque de aço interno que contém a água quente
Normalmente, esse tanque contém de 151 a 227 litros. Ele é capaz de suportar a pressão de um sistema de água residencial, que gira em torno de 50 a 100 libras por polegada quadrada (psi). O tanque é testado para suportar até 300psi. Normalmente, o tanque de aço tem um revestimento de vidro para protegê-lo da ferrugem causada pela água. - isolamentoem torno do tanque
- um tubo de imersãopara levar água fria para dentro do tanque
- um tubopara retirar a água quente de dentro do tanque
- um termostatopara controlar a temperatura da água dentro do tanque (muitos aquecedores de água elétricos têm um termostato separado para cada resistência)
- resistências de aquecimentopara esquentar a água (esta é uma resistência elétrica similar às dos fogões elétricos)
- uma válvula de drenagemque permite drenar o tanque para substituir as resistências ou mover o tanque
- uma válvula de alívio de pressão(este é um importante recurso de segurança que evita a explosão do tanque)
- uma haste anódica de sacrifício para prevenir a corrosão do tanque
Agora veremos como todas essas partes trabalham para fornecer água quente.
Esquentando a água
O termostato controla a temperatura da água dentro do tanque. Normalmente você pode fixar a temperatura entre 49 e 82ºC . Geralmente, recomenda-se que você mantenha a temperatura entre 49 a 60ºC – especialmente se tiver crianças em casa – para prevenir queimaduras. Isto também economiza energia.
O termostato fica sob uma tampa e possui um botão ou um parafuso que você pode usar para regular a temperatura.
Você pode ver no diagrama que a água quente usa nada menos que o princípio de “o quente sobe” para separar a água quente da água fria no tanque.
À medida que a água fria entra, esta fica na parte inferior do tanque por ser mais densa do que a água quente. Se você usar a água quente mais rápido do que as resistências de aquecimento conseguem aquecer a água fria que chega, e se consumir toda a água quente que o tanque contém, poderá ficar sem água quente no meio de seu banho.
Se isto acontecer freqüentemente, significa que o botão do elemento de aquecimento em um sistema de aquecedor de água elétrico está queimado ou a quantidade de água quente é muito pequena para a sua casa. Ou ainda pode significar que você toma banhos muito demorados!
Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/
José Victor,
Agradeço o comentário.
Excelente texto.
Gosto muito deste blog.