Mais um artigo sobre um aparelho muito importante para diminuir os efeitos da baixa umidade. Nesses períodos, uso principalmente a noite para dormir.
O umidificador de ar é ideal para amenizar os efeitos causados pelo baixa umidade, como ressecamento da retina ocular, problemas de alergias respiratórias, tosses e irritações na garganta.
Indispensável em períodos de estiagem quando o ar fica extremamente seco causando muitos males a saúde.
A umidade é definida como a quantidade de vapor de água contida no ar. Por exemplo, você estará num ambiente com alta umidade depois de tomar um banho quente (vapor do banho) ou depois de uma chuva forte. Já no deserto, você está experimentando ambientes com baixa umidade.
Para maior conforto e saúde dentro de casa, uma umidade relativa de 45% é a ideal. Para temperaturas de ambientes, esse nível de umidade nos dá a sensação real da temperatura e a pele e os pulmões não ficam ressecados e irritados.
Principais benefícios dos umidificadores
- Produz névoa fria que umidifica ambientes fechados.
- Regulagem de intensidade da névoa eletrônica
- Dispositivo para regulagem da névoa fria
- Silencioso, com autonomia de 14 horas de funcionamento ininterrupto, conforme a regulagem de intensidade da névoa
- De fácil limpeza e prático manuseio, repõe a umidade ideal em ambientes situados em regiões onde a umidade relativa do ar é baixa e também em ambientes climatizados, proporcionando mais conforto e saúde.
- Previne e auxilia no tratamento de gripes, resfriados, bronquite, sinosite e outros problemas respiratórios
- Sistema de segurança para proteção do circuíto eletrônico
As Especificações Técnicas normalmente são as seguintes:
- Alimentação: 110V ou 220V
- Potência: 45W
- Base com pés anti-deslizantes
- Desliga automaticamente após termino da água do reservatório
- Frequência Ultra-sônica: 1,7 Mhz
- Vazão de névoa: +/- 400ml/hora (média)
- Reservatório de água com capacidade : 3 ou mais litros
- Possui Ionizador que purifica e descontamina o ar do ambiente.
- Possui indicação luminosa de liga/desliga
- Capacidade de umidificação: 36m³
Tipos de umidificadores
Existem muitas maneiras diferentes de aumentar a umidade em sua casa. Por exemplo, você pode colocar uma bacia com água ou pendurar toalhas molhadas nos ambientes. A maioria das pessoas, no entanto, usa um umidificador mecânico. Veja aqui quatro tecnologias muito usadas.
Vapor
Normalmente chamado de “vaporizador”, um umidificador a vapor ferve água e joga vapor na sala. Essa é a tecnologia mais simples, e portanto mais barata, para umidificar o ar.
Modelos de impulsores mais baratos podem ser encontrados por cerca de R$ 30.
Outra vantagem dessa tecnologia é que você pode utilizá-lo para fazer inalação com medicamentos para reduzir a tosse.
Impulsor
Nesse umidificador, o disco de rotação lança água em um difusor em forma de pente.
O difusor transforma a água em pequenas gotas que flutuam no ar. Essas gotinhas parecem neblina saindo do umidificador.
Ultra-sônico
O tipo que eu uso. Seu princípio de funcionamento é através de um sistema de geração ultra-sônica.
Utiliza um cristal piezoelétrico, que imerso num reservatório de água, vibra a uma frequência muito alta (cerca de 1,6 milhões de oscilações por segundo), gerando uma fina e homogênea névoa de vapor de água frio e inodoro.
Um umidificador ultra-sônico é normalmente silencioso e também produz uma neblina fria. Para temperaturas de ambientes, esse nível de umidade nos dá a sensação real da temperatura e a pele e os pulmões não ficam ressecados e irritados.
Sistema de pavio/evaporativo
O sistema de pavio usa um papel, pavio de pano ou espuma ou folha para tirar água do reservatório. Um ventilador na direção do pavio faz que o ar absorva a umidade.
Quanto mais alta a umidade relativa, mais difícil de evaporar a água do filtro, e é por isso que esse tipo de umidificador é auto-regulável: conforme a umidade aumenta, a quantidade de vapor de água eliminado diminui.
Comparação entre os tipos de umidificadores
Ao comparar as vantagens e desvantagens de diferentes tecnologias, tenha em mente o seguinte:
- vaporizadores são perigosos para crianças porque podem causar queimaduras. Eles também gastam mais energia. No entanto, esta tecnologia livra você de preocupações com bactérias e minerais;
- os tipos impulsores e ultra-sônicos gastam pouca energia, mas apresentam dois pontos fracos. Primeiro, se a água ficar parada, esses modelos vão nebulizar essa água em sua casa e, junto com ela, as bactérias. Por isso é importante trocar a água regularmente quando o equipamento não estiver em uso. Muitos equipamentos ultra-sônicos modernos possuem funções antibactericidas. Por exemplo, alguns usam luz ultravioleta para matar bactérias;
O segundo ponto fraco diz respeito aos minerais na água. Os modelos impulsores e ultra-sônicos jogam esses minerais no ar. Se a água em sua região contiver muitos minerais, eles aparecerão em forma de sujeira. Muitos modelos ultra-sônicos vêm com um compartimento para desmineralização que filtra os minerais da água para evitar sujeira.
- Alguns umidificadores monitoram a umidade relativa do ar e ligam e desligam automaticamente para manter o nível ajustado.
- Eles podem ser instalados como pequenas unidades portáteis ou serem integrados a seu aquecedor para controle da umidade da casa toda.
Caso queira monitorar a umidade de sua casa, um higrômetro, que não custa caro, pode fazer isso para você. Você pode se surpreender ao perceber como é baixa essa umidade.
O meu eu comprei aqui.
Fonte: http://www.hsw.uol.com.br/
Muito legal esse post. Moro numa região com baixa umidade do ar e em determinados meses precisamos recorrer aos umidificadores de ar.
Olá Joaquim,
Ele utiliza uma membrana para produzir vibrações na água que é gradualmente liberada na atmosfera. A vibração é tão forte que “expulsa” moléculas da superfície da água, criando o vapor de água.
Examine o umidificador. Veja se a luz de controle está verde, se o tanque de água está cheio e se o reservatório abaixo do tanque principal de água também está cheio. Se estiver tudo em ordem, mas não houver nenhum ou pouco vapor de água, talvez a membrana esteja bloqueada por deposição de minerais ou algum inseto morto.
Retire o tanque principal de água. Não toque em nada dentro, mas ligue o umidificador.
Se você observar pequenas gotas saltando para fora da água e névoa acima da superfície da água, a membrana e o umidificador estão bons. Alguma coisa está bloqueando as saídas do vapor. Procure obstruções no tanque principal de água.
Desligue da tomada o umidificador e olhe dentro do reservatório para observar a membrana, que pode ser diferente, dependendo do umidificador. Deve ser uma placa de borracha redonda em uma moldura circular. Examine a membrana e as laterais do reservatório procurando sedimentos e partículas de calcário. Se detritos se acumularem na membrana, ela não pode gerar vibração o suficiente para vaporizar a água.
Veja outro post sobre o assunto: https://www.eletrodomesticos.blog.br/como-consertar-um-umidificador-ultrassonico
Limpe o interior do reservatório de água e o espaço entre a membrana e a moldura circular. Para limpara a membrana, use uma escova macia. Use um jato de água da torneira ou mangueira, protegendo as partes elétricas no interior da caixa. Para evitar acumulo de minerais na água, use água filtrada.
Bom dia ,tenho aqui um SONICLEAR MODELO WATERCLEAR PLUS 2001.Entao agora ele não esta querendo ferver a agua ,so esta ventilando ,sera que vocês poderia min auxiliar e me informar oque realmente esta acontecendo oque devo fazer para que ele possa esta fervendo a agua .desde já grato ..
Gostei muito! Informações detalhadas e interessantes.
Gostei muito destas informações estão de parabens