Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
Olpa Andre,
Como eu já disse, só tenho essa página da norma. A potência de cada queimador sempre está informada no manual de instruções do produto e também pelo diâmetro do injetor para GLP dá para ter alguma noção da potência.
Preciso de comprar bicos injetores , para conversão , mas fornecedores de fogões não nos indica qual kit de conversão e mais indicado para a conversão de seus fogões, por isso gasto muito tempo testando bico a bico no momento da conversão,e nem sempre a chama fica boa. Modelos de fogões que trabalho, vem com sua potencia descrita, mas não vem com a potencia de um único queimador.por isso gostaria de ver nesta norma que vc possui se tem algum modo de verificar a potencia de um único queimador através das dimensões ou de outro aspecto do mesmo.
Olá Andre,
Infelizmente tenho apenas essa página, Mas o que exatamente você precisa?
Bom dia!
Pude perceber que esta consulta foi feita de uma norma ABNT.Tentei consulta-la para ,adquiri-la mas ela foi cancelada e não tenho acesso.Sera que vc não tem esse arquivo para me enviar não? ou se tem alguma outra literatura que referencia isto disponível para consulta
abrigado!
Olá André,
Os injetores são definidos por testes práticos feitos conforme norma e varia muito de um fogão para outro. Isso acontece, pois no percurso do gás até o queimador, o gás passa pelas tubulações internas e isso provoca muita perda de carga (vazão do gás).
Na mesa essa perda é menor e no forno a perda de vazão é bem maior.
Também tem alguns fogões que os injetores da mesa para gás Natural é diferente em comparação ao gás GLP. Na parte superior do injetor tem uma furação de maior diâmetro e mais abaixo tem o diâmetro definido para o gás natural.
Tem uma tabela antiga que mostra uma relação entre gases, potências e injetores, mas sem levar em conta a perda de carga. Se quiser usar para ter uma noção do injetor, porém não me responsabilizo pelo seu uso, pois normalmente na prática o injetor é um pouco maior do que o informado na tabela devido a perda de carga na mesa e bem maior no forno.
Bom dia!
Estou tendo dificuldade de conversão com os fogões que trabalho , pois normalmente os proprietários não possuem manuais e não consigo encontra informações de bicos injetores com os fabricantes, também tenho vários injetores de diâmetros diferentes.
Como faço para identificar qual o melhor injetor para conversão?
Tem alguma formula que posso usar para definir injetores devido a sua potencia?
Ou tem alguma tabela padrão que relacione injetores de GN e GLP?
Obrigado pela atenção.
Olá Michele,
Não é normal a chama se apagar com botão na mínima chama. Aparentemente não foi trocado os registros que fazem a regulagem da chama no fogão. Permaneceram os de gás GLP que tem a furação para vazão mínima muito pequena e por isso apaga.
Em relação ao barulho muito alto, também não é normal. Realmente o barulho é um pouco mais alto com gás Natural, mas não pode ser muito alto. Eles provavelmente apenas aumentaram os furos dos injetores, ou se trocaram não colocaram os injetores corretos para o fogão.
Primeiramente agradecendo pelas otimas dicas do blog,sucesso para vcs…,estou com algumas duvidas, meu fogao foi convertido para gnv pelos tecnicos da comgas , quando aciono o botao no minimo a chama se apaga e tenho q ficar o tempo todo apertando o botao de igniçao para acender a chama,e quando esta no maximo faz um barulho muito alto devido a pressao do gas,isso é normal ?? Pois o tecnico disse q é ,mas não me convenceu ,por favor me ajude…..Att.
Olá Carolina,
O fabricante que fez o produto é que sabe exatamente as peças que devem ser colocadas.
Outros colocam peças padronizadas que também funcionam se são realmente especializados, mas não tem a garantia da fabrica.
Abraços.
Bom Dia!
Possuo um fogão Eletrolux à 5 anos, e agora que me mudei, precisarei fazer a conversão para Gás Natural.
O que tenho notado é que a autorizada do fabricante do fogão cobra um valor absurdo, visto que é a única indicada para fazer o serviço.
O valor que estão cobrando é quase o valor do fogão.
E outras empresas não autorizadas / profissionais autônomos cobram 1/3 do valor da autorizada. Porque toda essa diferença ? Está na qualidade dos produtos utilizados ? Porque todos dizem que utilizam o kit específico do fogão.
Obrigada, e parabéns pelo Blog, muito útil!
Olá Cleonice,
O correto seria a garantia contar a partir da conversão, mas sugiro que ligue para a autorizada ou diretamente para o fabricante para obter essa informação.
Abraços
Comprei um fogão e é preciso fazer a conversão. Estou a 1 mes aguardando a autorizada fazer o serviço. Parece que vai ser amanhã. Pergunta:: como fica a garantia que é de 1 ano do fogão se estou aguardando a conversão a 1 mes. A garantia contará a partir da data de conversão de GLP para GN?
Olá Ivoneti,
Nesse caso você só vai saber se está correta a conversão quando ligar e fogão.
Faça os seguintes testes:
1)Veja se ocorre acendimento normal das bocas da mesa, se as chamas não ficam “soprando” muito e se estão com altura correta. Normalmente para gás Natural as chamas são um pouco maiores em comparação ao gás GLP.
2)Veja se as chamas não apagam quando girar rapidamente o botão da chama máxima para a chama mínima. Isso deve ser feito a frio (logo quando acende a chama) e também a quente ( depois de 30 minutos com a chama acesa) e com as panelas na bocas. Repita algumas vezes.
3)Verifique se não tem marcas de fuligem na parte de baixo das panelas após 30 minutos sobre as chamas.
4)No forno, verifique se a altura da chama não está muito baixa ou muito alta.
5)Ainda no forno, veja também se as chamas não apagam quando girar rapidamente o botão da chama máxima para a chama mínima. A frio e a quente. Mantenha um pouco na chama mínima e veja se não apaga.
Normalmente, para fazer a conversão, se troca os bicos injetores, os registros de controle das bocas e forno e regulagem do ar primário. Deve ser verificado se não tem vazamento e se a pressão do gás está certa.
Isso tudo a empresa deve fazer após a conversão e na frente do cliente.
Abraços.
Complementando o e-mail anterior apenas com uma observação: Não fiz a instalação ainda, somente a conversão.
Grata, Ivoneti
Boa noite!
Comprei um fogão cooktop Brastemp Ative 4 bocas há mais de um ano e só posso instalar agora que finalizei a obra da minha cozinha, como já passou o prazo de garantia tive que arcar com o custo de conversão.
Não fiz a conversão com a autorizada da Brastemp, pois, eles complicam muito, a pessoa tem que entrar com a solicitação de agendamento através da Brastemp que repassa para a autorizada e só depois é efetivamente agendado e, a autorizada só dá o preço da conversão após a visita que também é cobrada ( fora o custo de conversão e peças), enfim é um absurdo.
Frente ao exposto, fiz a conversão com uma empresa que não é autorizada da Brastemp.
O custo de conversão mais o kit de conversão (peças) foi de R$ 150,00, sem a mangueira, com a mangueira o custo seria de R$ 200,00.
No entanto, estou muito insegura e preocupada, pois, a única peça trocada foi o bico injetor das 4 bocas, nada mais. Eu paguei pela conversão e pelas peças da conversão (sem mangueira), indago, as peças da conversão são 4 minúsculos bicos de injeção ? Não teriam que ser trocadas outras peças ? Paguei tão caro por isso ?
Outra coisa, o técnico enfiou uma agulha nos bicos. Isso pode comprometer a segurança ?
Como posso atestar que os bicos são originais da Brastemp ? Não consta nada na peçinha, apenas em uma delas consta o número 87.
Por favor, me esclareça estas dúvidas para que eu possa deixar de ficar preocupada.
Obrigada, Ivoneti.
Olá Nathalie,
Todo o fogão fabricado no Brasil saí de fabrica para usar gás GLP. Se utilizar gás GN, é necessário fazer a conversão. A mão de obra da conversão é grátis se for realizada durante o período de garantia e no momento da primeira instalação. Sempre deve ser feita pelo serviço autorizado, pois apenas eles tem condições de fazer corretamente.
Pode ser a conversão que não foi feita corretamente, o regulador de gás com defeito e outro problemas. Sem ver fica difícil analisar. No seu caso, chame o serviço autorizado ou outra assistência especializada.
Abraços.
Boa noite,
Comprei um fogão Electrolux há um ano e a instalação foi feita pelo zelador do prédio (usamos gás encanado). Todavia, o forno não funciona na temperatura mínima, ou melhor, ele fica fazendo um barulho como se a vazão de gás fosse muito forte e as chamas ficam oscilando como se fossem apagar. Então, usamos na temperatura mínima de 205 graus, mas tenho a impressão que ainda assim a temperatura não é a que colocamos no visor. Parece sempre ser muito mais alta. É ótimo para assar carnes, mas horrível para fazer bolos, pães e outras receitas que exigem temperatura baixa. Agora como só temos esse fogão disponível, fica impossível mantê-lo assim.
Pode ser problema com o GN e forno mesmo?
Grata desde já.
Olá Priscila,
Você deve entrar em contato com o serviço autorizado do fabricante e verificar com eles, pois são eles que podem ter as peças corretas para fazer a conversão.
Abraços
Boa tarde,
Comprei uma churrasqueria a gás da marca Char-Broil do modelo Classic C -46G e gostaria de fazer a conversao para gas natural. Entrei em contato com uma empresa da região que faz esse tipo de serviço e a mesma disse que não faria por nao conhecer o produto, alegando que a churrasqueira poderia perder suas funções. Existe esse risco?
Olá Karina,
Essa companhia Ingás fornece gás encanado? caso sua resposta seja sim, você deve entrar em contato com a fornecedora do gás e pedir uma visita na sua casa para ver o que está ocorrendo.
Se o gás que ela fornece for GPL, será necessário fazer a conversão do fogão para gás GLP.
Abraços.