Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
Boa tarde,
Gostaria de esclarecer uma duvida. Comprei um fogão Eletrolux usado de uma pessoa que usava GN eu moro em casa utilizo GLP, quando liguei o fogão a chama ficou muito forte acredito que devo fazer a conversão de GN para GLP, gostaria de saber quanto sai essa conversão apenas uma ideia pois eu mesmo quero fazer.
Obrigada pela atenção.
Olá Raquel,
Com gás natural realmente ocorre isso, desde que não seja um barulho excessivo.
Gostaria de tirar uma dúvida.
Hoje a CEG (companhia de gás do RJ) fez todo o processo para instalação de gás de rua no meu aptº, incluindo a conversão do meu fogão.
Porém, logo depois que os técnicos saíram fui acender uma das bocas e achei que a chama está forte do que antes e faz um barulho enquanto está acesa (que não fazia antes).
Gostaria de saber se isso é normal pois eu e meu esposo nunca usamos gás de rua e não temos a menor noção.
*Obs.: todas as bocas do fogão fazem esse barulho de “sopro”.
Caso não esteja de acordo, o que devemos fazer?
Olá Edwaldo,
Provavelmente o gás do seu apartamento é GLP. Confirme com o sindico do predio ou o zelador. Nesse caso não é necessario fazer a conversão.
Detalhe aqui no apartamento onde eu moro, vem um caminhão e enche os dois botijão de gás, é da marca Ultragáz, esse gás é natural?
Comprei um fogão esmaltec cannes, como pesquisei ele vem de fabrica para ser usa com gás GLP, porém, moro em apartamento com gás encanado, existe problema se eu usar sem fazer a mudança para gás natural?.
Obrigado
Marcos,
Não temos ninguém para indicar na sua cidade. Sugestões:
Veja a relação de assistências técnicas que vem junto com o produto e no seu manual do usuário.
A loja que vendeu também pode indicar uma assistência técnica.
Entre em contato diretamente com a LG no site http://www.lge.com/br/eletrodomesticos
Obrigado pela sua resposta. Mas esse e meu problema, aqui na minha cidade (juiz de fora)
so achei uma autorizada LG e nao fazem isso e nem tem as pecas.
Vc poderia me indicar onde teria um?
Obrigado
Marcos
Olá Marcos,
Quem tem esses injetores é a autorizada da LG e é eles quem podem fazer a conversão.
Olá Daniel,
Dependendo do tipo de queimador, é usado um determinado injetor. Para gás natural pode ser usado os dois tipos que você descreveu.
Boa tarde,
Tenho um fogao novo LG e preciso dos injetores para gas de botijao.
Nao consigo encontrar, vc teria alguma dica onde e como fazer a troca?
Obrigado
Marcos
Olá…Estava verificando os bicos injetores do meu fogão Brastemp Clean 4 Bocas e existem dois tipos instalados. O gás do meu prédio é o GN e agora eu fiquei em dúvida sobre a conversão que o cara da autorizada fez. Você teria fotos demostrando a diferença. Pois dois dos injetores tem um furo de um diametro e os outros dois começa com um diametro maior e mais abaixo o furo fica com um diametro menor, qual seri a o certo para GN?
Muito obrigado
Olá Ricardo,
Sim, o regulador nesse caso deve ser para 200mmca. Você deve encontrar em locais onde vendem peças de fogões. Caso não tenha nesse local, pergunte que com certeza vão indicar outro local.
Boa noite. Estou precisando de um regulador / estabilizador de 200mmca pois o aquecedor de água a gás esta apresentando problema devido a pressão do gás. A Comgás efetuou a medição e esta em 230mmca e alega ser a pressão normal. Porém no manual do aparelho consta q deve ser 200mmca. Sem contar que a chama na boca do fogão esta tão forte q sai pra fora da panela (fogão convertido corretamente através da autorizada que diz ser a pressão do gás fora do padrão). Sabe onde posso encontrar esse regulador / estabilizador de pressão de reduz de 230 para 200 mmca?
Olá Alberto,
Ficamos felizes em saber que ajudamos você a resolver essa questão. Realmente, concordo sobre os SACs.
Como nós temos conhecimento de um determinado assunto relacionado a utilidade pública, procuramos ajudar as pessoas, mas infelizmente não existe muita divulgação do nosso Portal em qualquer meio de comunicação.
Abraços.
Boa tarde,
imaginei que o problema fosse com o SAC da Continental, mas imaginem o que o SAC da Brastemp me disse quando perguntei quais os critérios para realizar a conversão : “O senhor faz se quizer. Nós fazemos gratuitamente.” Pedi, então, para falar com alguém da àrea técnica, pois não continuaria a tratar desse assunto com alguém sem conhecimento algum sobre o mesmo. Depois de 15 minutos esperando, conclui que ninguém viria falar comigo, e desliguei.
Conversão desnecessária, além de gerar um gasto desnecessário (caso o fogão não esteja mais na garantia), ainda traz perigos para o consumidor, que fica exposto a uma instalação inadequada.
Existe algum SAC sério nesse pais ?
Muito obrigado
Muito obrigado pela pronta resposta !
Então o critério para a conversão é o tipo de gás (GLP ou GN) e não o tipo de instalação (butijão de 13kg ao lado do fogão ou cilindros instalados na àrea comum do condomínio).
A Continental informa justamente o contrário : o critério para a conversão é o tipo de instalação (butijão ou encanado), e deve ser feita independentemente do gás a ser utilizado. O meu atendimento, realizado pela Srta Renata, foi gravado no dia 03 de Julho de 2014 sob o protocolo # 04519616.
Eu já suspeitava que essa afirmação estava equivocada, motivo pelo qual busquei respostas na internet, e as encontrei aqui, em seu blog.
Lamentável saber que um SAC não está preparado para oferecer respostas corretas, trazendo como resultado a orientação para a execucão de uma conversão desnecessária (e, é claro, gastos desnecessários).
Muito obrigado
Olá Alberto,
Não é necessário conversão, mas a mangueira deve ser metálica. Veja nesse post mais informações:
https://www.eletrodomesticos.blog.br/saiba-com-instalar-seu-fogao-de-piso
Veja o item Instalação com gás encanado (GLP ou GN)
Abraços.
Boa tarde,
há a necessidade da alguma conversão de um fogão dimensionado para o uso de GLP em butijão para o uso com gás central (cilindros de gás GLP instalados na àrea comum do condomínio, distribuíndo o gás às unidades através de encanamento) ?
Obrigado