Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
Olá edson,
Deve chamar a autorizada e fazer a conversão.
Boa tarde tenho um cook top Brastemp ative e no meu apartamento tem gás natural direto da rua porém as chamas estão fracas a.pergunta duelo te fasso e tenho suelen trocar o kit ou só o gicles
Olá Deise,
Quando fazem a conversão eles testam o funcionamento. Você estava na hora do teste ou não?
Se não está funcionando é bem provável que tenha soltado algum fio. A luz funciona normalmente ou não?
Se não, verifique a tomada, coloque outro aparelho na tomada e veja se funciona.
Se a luz está funcionando pode ter escapado o fio na usina ( peça interna que produz a faisca).
Em relação a pipoca, se foi bem feita a conversão, não era para ter muita diferença.
Converti o meu fogão para gás de rua por exigência do condomínio, só que antes o automático funcionava bem, mais depois da conversação parou de funcionar, contactei a empresa responsável e ela disse que o técnico não mexeu com a parte elétrica do fogão que agora só acende no fósforo inclusive o forno e tb queima o milho de pipoca nunca mais fazer pipoca foi a mesma coisa! O fogão é um Brastemp 6 bocas! Será que tem alguma coisa errada!
Olá Aline,
Sim, será necessário fazer a conversão.
Ola.
Ganhei um fogao usado de chão que era utilizado em um apartamento com gás encanado. Eu percebo q a vazão do gás e muito maior do que no meu antigo fogao com botjao então surgiu a duvida: sera q é preciso fazer algum tipo de conversao para utilza-lo com o botjao?
Olá Jonys,
O correto é trocar os injetores por outros com furo maior, pois quando se aumenta o furo, não tem a garantia que o furo fique de maneira correta e pode cair “cavaco”, sujeira que pode obstruir a passagem do gás.
No item 03 em Realizando a conversão, indica que nao deve aumentar o furo, sendo que a própria empresa que instala e fornece o gás amplia esse furo, no caso de minha região a CEG!
Olá Murilo,
O fogão que você comprou pode ter sido convertido para gás natural. Quando é feita a conversão para gás natural, os furos dos bicos injetores ( onde saem o gás) são maiores em comparação com o fogão que sai de fabrica, que são para gás GLP. Por isso que a chama fica alta e amarela.
O correto é fazer a conversão de gás natural para GLP. Quem faz isso é o fabricante do fogão. Como não está na garantia, eles cobram.
Comprei um fogão usado da Electrolux mais as chamas sai muito alta e amarelas oque devo fazer
Olá Juliana,
Você deve entrar em contato com a empresa ou ver se informa algo no manual de instruções, pois cada empresa tem uma forma de agir. Normalmente perde a garantia, pois está trocando peças internas do produto.
Boa noite, comprei um fogão brastemp pelo site,vai ter que fazer a conversão a gás canalizado, se eu pedir para uma pessoa terceirizado fazer eu perco a garantia do fogão?
Eu to fazendo um curso de instalação e conversão de aparelhos reticências a gás e nao e um serviço pra qualquer um fazer pq gás e perigoso,mais essa pagina me ajudou bastante kkkk obrigado kk
OLÁ PESSOAL, EU TRABALHO COM MANUTENÇÃO DE FOGÃO INDUSTRIAL E RESIDENCIAL, CONVERSÃO E CONSERTOS.
FONE 2741 20 32
Celular 954873486 Tim Cesar.
Olá Marcos,
Sim, para funcionar corretamente e com segurança deve ser convertido novamente para trabalhar com gás GLP.
Leonardo,
Comprei um fogão Electrolux e convertido para GNV,
Agora mudei para uma cidade onde, apesar de morar em apto são utilizados botijões de 200 litros, eu acho.
Tenho que converter outra vez para GLP?
Estão metendo a mão $300 pilas para fazer.
Olá Leonardo,
O fogão aparentemente está convertido para gás natural. Para funcionar corretamente e com segurança deve ser convertido novamente para trabalhar com gás GLP.
Você deve entrar em contato com o serviço autorizado do fabricante para fazer a conversão.
Boa noite!
Comprei um fogão de 5 bocas, e ele tem a entrada de gás para rosca acho que é de rua, retirei o mangote e engatei a mangueira na entrada, funciona, mais a chama é alta e amarelada.
O que tenho que fazer para funcionar normalmente? trocar o bico de entrada?
Grato, aguardo.
Olá,
na verdade o que gostaria de fazer, seria o curso de manutenção e consertos em fogões em geral ou apenas a transformação glp gn glp.
como poderia dar essa iniciativa?
grato, aguardo…
Olá Bruno,
Você deve ligar para o serviço autorizado da Electrolux e perguntar, pois cada modelo e cada fabricante tem um determinado preço.