Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
Olá gostaria de saber onde eu posso comprar os kits para converter o meu cooktop de GLP para GN, a autorizada esta cobrando muito alto pelas peças, ai queria comprar e só contratar o serviço de mão de obra. Obrigada
Olá Fátima,
Entre em contato com a autorizada da Continental.
Abraços
Olá, meu fogão é Bosh e não existe mais no mercado. Como faço para trocar de GLP para gás natural. Onde compro o material para transformação, pois moro no Rio de Janeiro. Obrigada
Olá Daniela,
Alguns fabricantes não cobram a conversão quando o produto é novo e outros fabricantes cobram mesmo que o fogão seja recém comprado.
Você deve ler o que está no manual do fogão. Normalmente está escrito que durante o período de garantia, a primeira conversão é grátis. Meso que tenha usado o fogão com GLP. Veja se tem alguma restrição em usar com GLP e depois pedir a conversão.
Também você pode verificar se a companhia de gás faz a conversão, porém eu sempre recomendo que seja a autorizada que faça esse trabalho.
Abraços.
Boa Tarde
Ganehi um fogão em Julho e preciso fazer a conversão, entrei em contato com a assistência e eles me disseram que como o produto já foi utilizado eles cobram uma taxa de R$ 160,00. Na época da entrei em contato com a mesma e agendei a visita de um técnico que não apareceu e a assistência não deu retorno. Quero saber se essa cobrança é realmente devida e onde posso reclamar sobre isso, sem ser no fabricante.
Olá Flávia,
Não tenho essa informação e não encontrei no manual do fogão. Ligue para o SAC do fabricante no telefone 0800 7071696.
Abraços
Gostaria de saber se o fogão utop da Atlas é bom e se vc tem informação de que a 1ª conversão é grátis.
Obrigada.
Olá Ellen,
Veja esse outro post:
https://www.eletrodomesticos.blog.br/saiba-com-instalar-seu-fogao-de-piso
Em relação a ter dois pontos de conexão do gás é para evitar que a mangueira passe atrás do fogão. Ou seja, o seu fogão tem a opção de escolher um lado que fica melhor, apenas isso. Não tem nada a ver com gás de rua e gás GLP.
Abraços.
Olá Catarina,
Sim, precisa fazer novamente a conversão. Quem deve fazer é uma autorizada da marca do fabricante do fogão.
Abraços
o meu fogao tem dois lugar de coloca a mangueira do gas
queria saber se uma delas e de gas de rua e a outra de cozinha?
qual a diferenca entre instalacao de gas encanado e bujao de gas?
Meu fogão foi convertifo para gás natural há dois anos, porém agora estou morando em um apartamento onde o gás é GLP. Preciso fazer alguma alteração novamente?
Orbigada
Foi feita por um senhor, indicado por uma amiga, que fez várias conversões em um condominio, só que ao contrário: gás de botijão para gás de rua.
Ele trocou todos os bicos, e acendeu a chama do fogão, mas acho no baixo.
Agora a chama está muito forte. Vou chamar a Assistencia tecnica da Dako.
Muito obrigada pelas informações.
Olá Marcia,
Quem fez a conversão? A conversão deve ser feita por pessoal que conhece do assunto, caso contrario vai ocorrer esse problema de chama alta, além de correr risco de vazamentos.
Abraços
Ganhei um fogão Dako Supreme, que utilizava gás de rua, fiz a conversão para gás de botijão.
Só que a chama ficou muito alta.
Fui informada que o diametro do bico injetor do meu fogão está certo = 7. Tenho como regular a chama?????
Olá Christina,
O serviço foi mal feito. Chame novamente a empresa e peça para consertar.
Abraços
Ola, o meu condominio contratou uma empresa para realizar a conversão dos fogões do edifício para gas natural. A empresa realizou a conversão furando os bicos com uma broca de 10mm. O que pode acontecer? O meu forno ficou com a chama muito alta e não consigo controlar a altura através do botão. O técnico diz que êh pra ficar assim mesmo. Mas O forno não era assim. Como posso consertar?
Obrigada
Olá Mariana,
Não tenho conhecimento disso. Entre em contato com a empresa e confirme isso. Caso eles cobrem por esse serviço, tente verificar com a empresa de gás se faz o serviço sem custo.
Abraços.
Olá, comprei um fogão VENAX no Compra Facil, e ele precisa ser convertido. Liguei na autorizada e me informaram que esse serviço não está coberto pela garantia, mesmo sendo a primeira vez, e que será cobrado 45,00 pela conversão, mais 110,00 da instalação, esse total já é quase o preço do proprio fogão… Está correto isso? Posso recorrer a isso? Obrigada.
Olá Luiz,
Entre em contato com a autorizada do fabricante para fazer a troca.
Abraços