Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
Estava interessado em comprar um cooktop da FOGATTI 5 bocas, mas fiquei chocado ao ver no manual que os custos da conversao para gas natural devem ser suportados por mim. Ja questionei a FOGATTI se eles nao sao obrigados a faze-la gratuitamente na primeira instalaçao, em garantia. Tenho visto aqui que outros fabricantes disponibilizam esse serviço. Afinal, sao ou nao obrigados? Gratp
Olá Tadeu,
Não é possível usar assim. As chamas das bocas vão sair enormes, amarelas e o fundo das panelas ficarão cheio de fuligem. O forno também.
Venda para uma pessoa que tenha gás Natural em casa.
Abraços.
Estou vendendo minhas coisas, meu fogão é Dako convertido pala Gás Natural. A pessoa que vai me comprar tem gás de botijão. Qual o risco dele usar o fogão convertido com gás de botijão. Estou com medo de vender isso para ele, e ele usar convertido para Gás Natural com gás de cozinha. Quais os riscos, pois sei que ele naum vai custear essa conversão. Me ajudem???
Olá Rafael.
Tem certeza que o gás que está usando é gás natural mesmo? A pressão do gás natural está correta? tem que ser cerca de 160 a 200 mm ca (milímetros de coluna d’água).
A placa é para gás natural ou o antigo gás manufaturado (de rua) que tinha no Rio?
Comprou a placa dessa maneira ou foi feita a conversão?
Abraços
Tenho uma placa de fogão da marca Teka que utiliza gás natural. Acontece que todos os bicos deitam uma chama enorme mesmo baixando no botão regulador. Será que a placa está regulada para GN ? Se está, como fazer para baixar a chama ? Obg..
Olá Jorge,
Não, não pode. Se o fogão é novo, chame o serviço autorizado do fabricante, pois a conversão é gratuita.
Dificilmente os bicos do fogão antigo daria certo nesse novo.
Abraço
Bom dia, comprei um fogão novo GLP é no meu apartamento é gás natural , gostaria de saber que posso retirar os bicos injetor do fogão velho que é para gás natural é colocar no novo daria certo? pois os bicos são novos fazem um dois meses que foi colocado gás natural no meu apto.
grato
Jorge
Olá Marcos,
Veja esse outro post sobre o assunto:
https://www.eletrodomesticos.blog.br/valvula-de-seguranca-de-fogoes
Abraços
Nota: O que soltei não foi a válvula, foi o tubo que sai da válvula e vai pro queimador do forno.
Bom dia, meu forno parou de funcionar. Abri a tampa onde ficam as válvulas, soltei a que vai pro forno e abri. Constatei que o gás não passava. Entupida, sei que não está. O que vem a ser, aquele tubinho fino que sai da válvula e vai até o queimador do forno? Seria um sensor, pois lá em cima, dentro da válvula tem uma mola com uma peça que abre e fecha a passagem de gás.Será que o defeito é nela? Desde já, agradeço.
Olá Ricardo,
No site da Comgas tem todas essas informações que precisa:
http://www.comgas.com.br/mapa.asp
Abraços
tenho algumas duvidas sobre o a gas natural sou de santo andre/sp recentemente estão instalando na rua agora estão começando ir para as residencia moro em casa terrea como e feita a instalação da comgas e necessario quebrar o quintal devido as tubulações? e realmente compensa no final do mes em relação ao gas de cozinha? quando eles passaram aqui eu nao estava em casa e nao tenho a minima ideia de como e feito.
obrigado
Olá Márcio,
Esse tipo de instalação é muito perigo e pode provocar acidentes, pelas seguintes razões:
O cilindro tem gás com uma pressão muito alta dentro. Para baixar essa pressão é necessário um regulador apropriado para o gás não congele o regulador devido ao processo de baixar essa pressão.
Depois você precisa de outro regulador para que chegue a pressão correta no fogão. E o seu fogão está convertido para usar gás natural?
Isso que você quer é possível, desde que seja feito por empresa especializada no assunto, caso contrario vai aparecer no Jornal Nacional mais um desastre.
Abraços
TENHO UM KIT DE GNV PARA CARRO, CILINDRO, REDUTOR DE PRESÃO TODAS AS PEÇAS DO GÁS DO CARRO. PERGUNTO SE POSSO USAR O CILINDRO DO CARRO EM UM LOCAL SEGURO E FAZER A INSTALAÇÃO COM CANO DE FERRO USADO NO CARRO, E USAR O REDUTOR PARA DIMINUIR A PRESSÃO ATÉ O FOGÃO.É COMO SE LUGAR DO MOTOR DO CARRO É O FOGÃO POIS A PRESSÃO É REGULADA PELO REDUTOR.
Ola caro Admin, ganhei um fogão de 6 bocas e o mesmo veio com os bicos para gás de rua.
Hoje eu troquei os bicos para gás de bujão, porem todas as bocas estão com pouco fogo, não consigo um fogo alto. Oque fazer?
Olá Francisco,
Deve ser feita uma nova conversão para funcionar com GLP. Chame um serviço autorizado do fabricante.
Abraços.
Boa tarde!
Estou com um problema parecido com o da Juliana, acima descrito.
Quando a conversão para gás natural foi feita, creio que só foi inserida umas peças (“reguladoras”, creio eu), em cada boca e forno. Para converter para GLP posso simplesmente retirar estas peças e colocar o registro para o botijão??
Obrigado!
Olá Carlos.
Sim tem que trocar os bicos com furos menores.
Abraços
Ola, amigo eu tenho um fogão que veio da Itália, o gás usado la e tubulado e metano.
Eu estalei aqui no brasil,mas,as panelas ficam pretas com a vau vola toda aberta.
Tenho que acender só os dois bicos da frete onde são menor,mas, assim mesmo tem que ser na ultima regulagem, bicha.(ainda fica preta menos,mas,fica).
O que se pode fazer? trocar os bicos colocando-os de diâmetro menor?
Desde já obrigado.
Carlos.
Olá Wallace,
Como os furos dos bicos são maiores para gás natural, o seu fogão deve estar com as chamas muito maiores do que o normal. Além disso deve estar ocorrendo fuligem nas panela e dentro do forno. O consumo de gás também deve ser muito mais alto. Se nada disso estiver ocorrendo, estão não tinha sido feito a conversão.
Abraços.