Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
esqueci-me de dizer que o esquentador esta totalmente adaptado a gas natural…. a mangueirinha sai de tras do fogão… e sei através da companhia que nunca houve um contrato de gás naquela morada… daí deduzir k a outra senhora tivesse gás de bilha
ola boa tarde,
acabo de alugar um apartamento que esta preparado com gás natural, mas verifiquei que por tras do fogão sai uma mangueira daquelas tipicas do gás…. A minha questão é: se eu agora quiser por o gas natural vou ter d tirar aquela mangueira e adaptar algumas coisas para o gas correto? é que ainda por cima o fogão está encastrado nos moveis =S
Olá Jeferson,
Se a rede de gás natural passar perto da sua fabrica e os seus produtos poderem ser convertidos, não tem problema.
Para saber se seus produtos podem ser convertidos, você deve entrar em contato com o fabricante ou com a assistência técnica do fabricante.
Abraços.
BOA TARDE TENHO UMA FABRICA E USO GAZ GLP E GOSTARIA DE USAR GAZ GNV TEM COMO FAZER ESTA MODIFICAÇÃO.
Olá Luciana,
Peça para enviar um técnico ou dono da autorizada que saiba realmente fazer uma conversão. Sim, é necessário converter também o forno.
Abraços.
Desculpe escrevi errado converteu de GLP para GN…
Tenho um fogão Consul, 5 bocas, a autorizada veio fazer a conversão de GLP para GNV, porem não mexeram no forno, na hora questionei, mas ele disse que não era necessário. Hoje para assar um bolo que requer cerca de 20 min, meu forno leva mais de 1 hora, ja verifiquei a borracha de vedação e está normal, será que eles deveriam ter mexido no forno?
Olá Elvando,
Se seu prédio tem o fornecimento de gás natural, não pode ter botijão dentro do apartamento. Tem várias leis e resoluções nesse sentido.
Em relação a sua pergunta, também não sei porque não se fabrica fogão para gás natural. O que os fabricantes dizem é que a demanda é muito pequena comparando com o gás GLP.
Se o fogão for novo e estiver na garantia, a maioria dos fabricantes não cobram a conversão.
Abraços.
Se existe uma lei que obriga quem mora em prédio utilizar gás natural por motivo de segurança, uma vez que botijão é proibido em apartamento. Porquê não se fabrica fogão a gás natural? E porquê temos que pagar pelo serviço?
Isso não esta errado?
Olá Queila,
Use um adaptador para ligar o gás. Se a autorizada faz ou não, só perguntando para eles.
Abraços
Olá, estou trocando o meu fogão eletrolux 76sx e estou querendo comprar o cooktop e forno á gas da eletrolux, mais vi comentários que o forno da problema que fica apagando é o mod. 56l. OG7MX e tenho gás de rua como faço para ligar os dois já que são separados tenho que ter 2 tomadas e 2 entradas de gás. A autorizada faz isso.
Olá Marcelo,
Realmente quando se usa gás natural, o ruido é maior. Isso é normal, desde que o barulho não seja excessivo.
Abraços
obrigado pela resposta
na realidade o tenico nao trocou o bico injetor ele usou o mesmo tem algum problma em relacao ao barulho quando se abaixa o fogo da temperatura alta pra media ou baixa o volume do barulho dimniui isso e normal
obiigado pela atencao
Olá Marcelo,
Não tem problema o técnico colocar injetores usados, desde que o diâmetro dos furos estejam corretos.
Em relação ao barulho, realmente pode ser um pouco mais alto, pois tem mais gás passando pelo furo do injetor. Porém se for muito alto ou com assobio, não é normal.
Abraços.
boa noite
possuo um bosh style foi feita a conversao para gas de rua, notei que o tecnico colocou bicos injetores usados so notei no dia seguinte tem algum problema outra coisa quando giro o botao para ligar percebo que ele faz um barulho acontce a mesma coisa no forno na potencia alta faz um barulho enomre mas quando diminuo a potencia o barulho dimiui tambem isso e normal agradeco atencao
Olá Sandra,
Sim, isso é normal. Se você coloca um gás errado, acontece isso que você informou.
Como você deve ter lido nesse post, você deve pedir a conversão do fogão para funcionar com GLP.
Está tudo descrito nesse post.
Caso tenha mais dúvidas, estamos a disposição.
Abraços
senhores, eu troquei o meu gás de rua por botijão e comprei um regulador de gás próprio para botijão e coloquei no fogão, as chamas ficaram bem altas e avermelhadas, será normal?
Olá Juliana,
Tem outro post sobre esse assunto. Está nesse local:
https://www.eletrodomesticos.blog.br/instalacao-fogao-de-embutir
Você pode comprar o material em local onde vende peças para fogões.
Abraços.
Olá Ronaldo, obrigada pelo post.
Acabei de comprar um fogao Brastemp e pedi para que fizessem a conversão (que de acordo com a empresa, deveria ser sem Custo). Acontece que a Autorizada que realizará o serviço está querendo me cobrar o valor de R$150,00 pelas peças (mangueira, conjunto niple e prolongador).
Me pergunto, se a instalação é de graça ( e inclui um kit de instalação) porque essas peças não estão inclusas no kit ??
Elas não são necessárias em outras residências? Saberia me dizer também se esse valor de 150,00 está dentro do considerado justo?
Desde já agradeço,
Juliana
Olá Ronaldo,
Infelizmente não são obrigados.
Abraços.