Tenho recebido muitas dúvidas sobre a conversão de gás dos fogões e vou explicar como deve ser feita.
Antes, quero esclarecer quem pode realizar a conversão pela ordem:
1) A autorizada do fabricante do fogão;
2) A autorizada do fabricante do fogão;
3) A autorizada do fabricante do fogão;
4) A empresa que fornece o gás:
5) Uma pessoa especializada no assunto,
6) Jamais alguém que não seja especializado.
Neste outro post tem vários comentários que fiz sobre o assunto https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Todos os fogões fabricado no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço autorizado do fabricante deve fazer essa conversão, que é gratuita durante a primeira instalação no periodo da garantia.
Mas porque deve ser o serviço autorizado ? Porque cada fogão tem as suas peças especificas e dimensionadas corretamente para trabalhar com aquele fogão especifico.
E a companhia de gás pode fazer a conversão? Pode, desde que utilize as peças que são recomendadas para aquele determinado fogão. Algumas vezes isso não ocorre.
Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve ser homologadas pela companhia de gás.
Realizando a conversão
Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de produto. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.
Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.
Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:
1) A ponteira de conexão do gás.
2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.
3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.
4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.
Exemplo de regulagem para queimador de mesa
Exemplo de regulagem para queimador de forno
5) Dependendo do modelo, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.
6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.
A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.
Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.
Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.
Se tiver dúvidas, escreva um comentário.
Assuntos relacionados:
A instalação de gás de sua casa é segura?
Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades
Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção
Como acender o forno com válvula de segurança do forno?
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Algumas dicas para montar sua cozinha masculina
A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido
Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução
Como funciona a válvula de segurança de fogões
Saiba como instalar seu fogão de piso
Um pouco sobre a história do fogão
Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00
Olá!
Primeiramente, grata por responder as perguntas com toda atenção e carinho.
Tenho um fogão da marca Eletrolux modelo 52SM que já foi convertido pra GN, agora preciso voltar a conversão para GLP. A assistência está cobrando 130,00 de KIT + 98,00 DE MÃO DE OBRA isso se não precisar de mais alguma peça. Ou seja, o preço pode aumentar.
Minha questão é, quando eu me mudar novamente, para um lugar que tenha GN, terei que solicitar de novo a RE-re-instalação e pagar novamente o valor do kit e da mão de obra. Segundo a assistência o Kit (GN) retirado, será devolvido para a fabricante.
Liguei na ELETROLUX e a atendente me informou que não é permitido ficar com o KIT “Procedimento da empresa!!” Ou seja, eu compro as peça, pago caro e ainda assim não são minhas…Quando eu precisar novamente do GN terei que pagar de novo o tal KIT!!! Está correto esse procedimento?
Por favor, vc pode me orientar onde posso fazer uma reclamação? Para mim isso é inconstitucional. Vou ao Procon? Tem outra forma de conversão?
Olá Rafael,
Sim, procede. A pressão do gás deve estar por volta de 200mm coluna de água. Na máximo em 230mm coluna de água.
Abraços
Boa tarde!
Comprei um fogão a gás da Eletrolux para GLP, e solicitei a conversão para GN pela autorizada. A conversão foi feita, e o fogão está funcionando, só que a chama está muito forte mesmo colocando no minimo. O tecnico que fez a conversão comentou que a Comgás é que deve reduzir a pressão do gás, pois essa está muito forte.
Solicitar para a Comgás que faça a redução da pressão, procede?! Moro em um prédio onde a instalação do gás é coletiva.
Desde já agradeço.
Obrigado.
Olá Antônio,
Você deve verificar no manual do fogão se ele é multigás, ou seja, se os registros internos do fogão tem regulagem para a chama mínima.Também é necessário ter os injetores como os furos na medida certas que são menores para o gás GLP.
Muitos fogões também tem um regulador interno de pressão. Para gás GLP a pressão é um pouco maior. Em resumo, chame uma assistência técnica para ver se é possível fazer a conversão.
Em relação a churasqueira, o gás propano é um dos gases do nosso GLP, desse modo pode até funcionar, mas tem que verificar se trabalha na mesma pressão do nosso GLP.
De novo, chame um profissional do assunto para verificar.
Abraços.
olá
Estou com um problema, gostaria de sua orientação.
Morei nos Estados Unidos. Na mudança trouxe um fogão americano que funcionava com gás natural (padrões americanos). Gostaria de converte-lo para GLP.
Como devo proceder.?
Seria necessário comprar alguma peça nos EUA, ou consigo-as no Brasil?
Problema parecido estou enfrentando com a churrasqueira a gás. O grill funciona com propano. as entradas são apropriadas para o botijão de propano nos padrões americanos. Como posso converter para GLP?
Agradeço a atenção.
Antonio
Olá Thiago,
A forma é ver a chama. Se estiver baixa, então o fogão não foi convertido para gás natural.
Abraços
Pessoal,
Estou morando em um ap alugado com gás encanado e peguei o fogão de um amigo emprestado. A chama está beem fraquinha. Perguntei para o meu amigo se ele fez a conversão e ele não lembra.
Existe alguma forma de descobrir se o fogão está para GLP ou gás encanado? Não pretendo fazer a conversão pois devo mudar para o meu apartamento em 3 meses.. E tá mais barato comprar um botijão + mangueira do que converter para gás encanado ( se necessário )..
Obrigado pela ajuda
Thiago
Olá Arnaldo,
Sim, pode ser convertido novamente.
Abraços.
Boa tarde, eu comprei um fogão em SP e quando me mudei para MG tive q converter o fogão, em ambos os lugares ele usava gás natural (encanado) porem irei me mudar novamente e nesse lugar não existe gás natural só GLP (botijão) gostaria de saber se é possivel fazer essa conversão mais uma vez, tendo em vista que eu já tive q converter ele de gás natural de SP pro gás natural de MG e, agora, converter pra GLP.
Olá Pedro,
A principio todo fogão pode ser convertido, mas seria melhor verificar junto a LG ou a um serviço especializado para verificar se pode ser feita essa conversão. Mas, antes verifique se realmente é necessário, pois o produto já pode estar preparado para trabalhar com o gás que você usa.
Abraços.
Boa tarde amigo,
Eu tenho uma oportunidade de trazer um fogao americano, modelo : LDG3035ST da LG.
Essa conversao pode ser feita aqui no Rio de Janeiro? Pelo pouco que pesquisei, é praticamente a mesma coisa.
Teria alguma informaçao que pudesse me ajudar? Obrigado!
Olá Brenda,
Normalmente a conversão é gratuita. Peças como mangueira é cobrado. O kit só a fabrica tem.
Você pode encontrar a mangueira em um loja onde vende peças para fogôes. Verifique uma loja dessa em sua cidade.
Se o fogão for de embutir, a mangueira deve ser toda metálica, como nesse post:
https://www.eletrodomesticos.blog.br/componentes-dos-fogoes
Para fogão de piso, pode ser uma mangueira apenas com revestimento metálico.
Na loja eles devem indicar o mais adquado para você.
Abraços
Olá, bom dia!
Comprei um Fogão Electrolux 4 bocas Chef timer, agendei com a assistência para que venham fazer a conversão amanhã, mas a atendente me informou que a mangueira deve custar de 15 a 180 reais, achei um absurdo ela não poder me dizer o preço exato até para que eu possa decidir se terei condições de realizar o trabalho com a mangueira fornecida por eles ou não. Qual mangueira/ kit é desse fogão? Vou até a santa Efigênia, que é mais barato, comprar o kit.
Muito obrigada.
Brenda
Olá Marcio,
Desconheço tal procedimento de ter que regular as chamas no local, mas cada fabricante tem seus procedimentos.
Abraços.
Olá, parabéns pelo trabalho!
Adquiri um cooktop e possuo Gás Natural e entrei em contato com a autorizada que faz a conversão, mas como ela cobra a visita pensei em levar até a autorizada e eles comentaram que até fazem a conversão, mas que eu teria que chamar um técnico de qualquer forma para regular a chamas, isto é verdade?
Grato
Olá Klaus,
Vamos por partes. Quando você diz gás encanado pode ser gás encanado GLP ou gás encanado Natural. Primeiro você tem que verificar se é GLP ou Natural. A diferença é que os cilindros de gás GLP estão em algum lugar dentro do condomínio e o gás Natural é fornecido por um empresa a partir da rua.
Se você diz que durante 2 anos funcionou bem e que o fogão não tinha sido convertido, pois ganhou de presente de casamento, então o seu gás deve ser GLP. Dessa maneira, troque apenas o queimador e veja se resolve o problema.
Abraços.
Primeiramente parabens pelo site, e pelas explicações. Por favor, ganhei de casamento um fogao da brastemp, e acabei indo p um apto que tem gas encanado, fui liga-lo e vi que era gas encanado, comprei a mangueira e o registro dela, instalei no fogao e ficou muito bom. Agora passado 2 anos as bocas do fogao estao derretendo, achei que era algum problema de fabricação, mas pelo que li no seu site, deveria ter feito a alteração de tudo oq vc falou. Gostaria de saber como esta funcionando normal (a meu ver) é só trocar a boca p uma para gas encanado ou tenho que fazer a conversao? Existe algum risco de como estou usando?
Olá Jeferson,
Não, pois é uma instalação de alto risco. A pressão no cilindro é muito alta. Teria que colocar reguladores de pressão, sendo que teria que ser reguladores especiais para não congelar devido a vazão. Também, quando acabar o gás, teria que levar o cilindro para abastecer no posto, ou seja teria que ficar conectando e desconectando um sistema de alta pressão.
Abraços.
Olá Tania,
Veja esse outro post sobre instalações:
https://www.eletrodomesticos.blog.br/instalacao-fogao-de-embutir
Abraços.
BOA TARDE EU USO P45 E QUERIA SABER SE DA PARA ADAPTA PARA USAR O GÁS GNV USANDO O CILINDRO DE CARRO