Lavanderia Hospitalar guia da anvisa
Roupa contaminada é gerado por hospitais, casas de saúde, casas de repouso e similares, bem como no contexto dos cuidados em casa, em qualquer lugar que o cuidado dos doentes e enfermos é realizada.

A Lavanderia Hospitalar tem como objetivo transformar a roupa contaminada e suja em uma roupa higienicamente limpas. Essa transformação deve ser feita com segurança, no tempo apropriado e em uma quantidade sempre estabelecida. No fim dessa transformação as roupas não precisam ficar estéreis, mas sim livres de microrganismos patogênicos que causam doença nos seres humanos.

A lavanderia hospitalar é um setor de apoio dentro do hospital. Essa estrutura é fruto de uma terceirização do serviço. Mais de 50% dos hospitais preferem contratar esse tipo de prestadora de serviços. Para que a a roupa limpa seja alcançada, há procedimentos determinados, materiais utilizados, máquinas, os recursos humanos necessários e a área física. A roupa suja que irá se tornar roupa limpa dispõe de características, como coleta, forma de utilização, identificação, embalagem e transporte à Lavanderia Hospitalar.

Entre a Lavanderia Hospitalar e os setores deve ter uma comunicação muito clara, e também com a parte de controle de infecções dos hospitais, em razão da quantidade e qualidade de roupas, além de precauções que deverão ser usadas durante o procedimento da roupa suja para roupa limpa.

Os procedimentos corretos minimizam riscos de irritação de pele, e também doenças a partir da exposição aos produtos químicos no processo da lavagem.

Esse setor de apoio, a Lavanderia Hospitalar, é muito importante em um hospital, pois está responsável no processamento e distribuição da roupa extremamente conservada e higienizada, em uma quantidade apropriada as unidades do hospital. A eficiência da rouparia, lavanderia e da costura é ligada diretamente à eficiência do hospital.

Essa lavagem correta das roupas reduzem infecções hospitalares. Foram provados que a separação da roupa suja e contaminada, propiciava a contaminação do ambiente todo ao redor. Essas descobertas fizeram com que a planta física da Lavanderia Hospitalar, as instalações, os métodos e os equipamento sofressem uma revolução.

A Lavanderia Hospitalar foi separa em duas áreas para controlar as infecções:

– Área de separação e lavagem;

– Área limpa para acabamento ( secagem, centrifugação, dobragem) e a guarda.

Essa separação é eficiente se houver lavadoras de desinfecção com 2 portas para acesso que promove a separação da área suja da área limpa, e a não circulação de pessoas da área suja na área limpa. Deve conter visores para que as duas equipes se comuniquem entre si e seja feito um controle eficiente.

A roupa contaminada apresenta uma quantidade muito grande de microrganismos. São encontrados bastonetes gram-negativos, enterobactérias e pseudomonas sp, e também bacillus sp. O perigo de transmissão parece desprezível, entretanto, as bactérias que mais provocam infecções hospitalares são as mesmas nas das roupas. Há documentações que mostram que esses tipos de patógenos do meio ambiente ananimado são as fontes mais comuns de infecções, isto é, o homem.

O processo de lavagem de roupas hospitalares, requer uma lavagem de tratamento e desinfecção para os ítens reutilizaveis.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançou um novo guia de lavanderia hospitalar, produzido e atualizado pela Anvisa. O manual técnico “Processamento de Roupas de Serviços de Saúde: prevenção e controle de riscos”, lançado pela Agência em formato eletrônico, substitui a versão publicada em 2000.

O manual técnico poderá ser utilizado por cerca de 6,5 mil unidades hospitalares inscritas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, visa o controle sanitário de serviços desta natureza.

Baixe o manual aqui.

O manual também orienta para a postura adequada que os trabalhadores de lavanderias hospitalares devem adotar durante a realização das tarefas.

Fonte: http://www.tretando.com.br/lavanderia-hospitalar-dicas.html

Veja outros artigos relacionados:

180 animações sobre refrigeração, eletrônica, máquinas e instrumentos

A História Máquinas de Lavar Roupas

A Máquina de lavar roupa sustentável foi criada por um Australiano

A melhor máquina de lavar roupas

Animação do funcionamento de uma lavadora de roupas

Calcule o Consumo elétrico

Como consertar máquinas de lavar roupa

Como lavar roupas

Como lavar roupas em uma máquina de lavar

Conheça as diferenças entre lavadora de roupas e tanquinho

Conheça as principais marcas de eletroportáteis

Conheça as principais marcas de lavadoras de roupa

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 1

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 2

Criança fica presa dentro da lavadora ligada após brincadeira infeliz do pai

Cuidados para produtos INOX

Cursos para consertar eletrodomesticos

Dicas de Lavanderia Hospitalar

Dicas para escolher a lavadora de roupas mais adequada para sua casa

Dicas para lavar roupas

Electrolux mostra conceito de lavadora de roupas de mão, totalmente portátil

Eletrodomésticos atuais, com visual de antigamente.

Gata persa sobrevive a ciclo completo de máquina de lavar roupas

Lava Louças – Fazendo manutenção na bomba de água

Lavadora de Roupas Super Compacta

Lavagem por Turbilho namento

Lave suas roupas em 20 segundos sem água e sabão

Máquinas de Lavar Roupas – História da Roupa

Máquinas de Lavar Roupas – Lavadoras Portáteis

Máquinas de Lavar Roupas da Xeros

Menina chinesa fica entalada em lavadora de roupas

Não ser enganado por técnicos de assistência técnica

Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos

Qual é a melhor panela elétrica de arroz?

Qual é o melhor tipo de lavadora

Super promoção: Lavadora de Roupas por 15 Reais

Tabelas de consumo e eficiência energética dos produtos

Tela metálica para proteger seu fogão ou lavadora contra ratos e baratas

Um pouco de história – A máquina de Lavar Roupas

Uma cozinha em uma mesa

Veja os cuidados com eletrodomésticos na hora da mudança