A partir de 1° de janeiro de 2010, só serão fabricados ou importados no Brasil equipamentos elétricos e eletrônicos que possuam plugues de dois tipos: com dois ou com três pinos.
1) Por que o Brasil precisa de um padrão?
Hoje, no Brasil, existem mais de dez modelos de plugues diferentes e quantidade semelhante de tomadas, gerando uma situação de risco de choque elétrico ao usuário (conforme ilustrado na figura abaixo) e de sobrecarga na instalação elétrica (conexão de aparelhos projetados para tensões e correntes diferentes da tomada) e desperdício de energia, através da dissipação de calor (uso de adaptadores inadequados para conectar muitos equipamentos em uma única tomada). O padrão é sinônimo de segurança.
2) Por que o Brasil não adotou o padrão internacional de plugues e tomadas?
Porque o padrão internacional não existe. Cada país desenvolveu o seu próprio padrão, impossibilitando a criação de um padrão único. O padrão estabelecido no fórum da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT foi desenvolvido considerando a conectividade com os plugues hoje existentes. O padrão é conectavel com 80% dos aparelhos elétricos atuais.
Alguns países possuem um padrão: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, México Chile, França, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Japão, Austrália, entre outros. Cada um deles adota um padrão diferente.
3) Quais são as vantagens do padrão?
Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.
4) Mas como funciona o formato padrão?
No formato atual (sem o poço), no momento do encaixe do plugue na tomada, o usuário entra em contato com os pinos do plugue, que estão em contato com a parte viva da tomada, o que acarreta o risco de tomar choques elétricos, conforme demonstra a ilustração abaixo:
CLIQUE AQUI e veja a reportagem do Jornal Nacional sobre Plugues e Tomadas
Com o padrão o consumidor não correrá o risco de tomar choques no momento da conexão do plugue com a tomada, pois o contato acidental com o dedo não é possível, conforme ilustram figuras a seguir:
5) Vou ter que mudar todas as minhas tomadas de casa e vou ter que comprar produtos com plugues novos?
Não. A mudança não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontra adequada ao novo padrão, mostrando que o mesmo é totalmente compatível com a tomada atual.
6) Quer dizer que os plugues novos vão encaixar nas tomadas atuais?
Sim. As dimensões e as distâncias entre os furos (pólos ) da tomada padrão permitem o encaixe (a inserção) de plugues redondos com o formato atual em mais de 80 % (oitenta por cento) dos aparelhos atualmente comercializados, garantindo a conectividade dos plugues e as tomadas atuais com os plugues e tomadas padrão.
7) Mas o que vou fazer com os 20 % (vinte por cento) dos aparelhos que atualmente não são contemplados com a conectividade?
Para a conexão desses aparelhos, será necessária a utilização de adaptadores. Mas ressaltamos que, para estes casos, o ideal é trocar a tomada.
O Inmetro ciente da utilização de adaptadores, elaborou o Regulamento de Avaliação da Conformidade – RAC, que tornará compulsória a certificação desses produtos.
8) Quando vou perceber as mudanças?
A maior mudança para os consumidores ocorrerá a partir de 2010, quando aparelhos como geladeira, máquina de lavar roupa e microondas, que necessitam de incorporação do condutor-terra, apresentarão o plugue de três pinos. Para esses casos, o consumidor terá que trocar a sua tomada. Nos demais, a troca da tomada será feita a medida que consumidor julgar necessário, uma vez que o plugue padrão de dois pinos é compatível com a tomada atual.
9) Aquele fiozinho que tem pendurado atrás da minha geladeira, vai desaparecer?
Sim. Aquele fiozinho, da geladeira e de vários outros eletrodomésticos, que a grande maioria das pessoas nem sabe para o que serve, tem a mesma função do chamado “3° pino” dos plugues e tomadas do padrão brasileiro: aterrar o equipamento. Só que, como as construções não ofereciam aterramento, o fio ficava sem função. Agora, o fio desaparece e o aterramento será feito através do plugue e da tomada com 3 pólos.
10) Mas o meu prédio não tem aterramento?
Especialmente no caso daqueles produtos que necessitam do fio terra, tais como refrigerador, microondas e máquina de lavar roupa, o benefício total do plugue padrão só será totalmente alcançado se o consumidor trocar a tomada na qual vai conectar especificamente esses aparelhos, para fazer o devido aterramento. Aos poucos, com o passar dos anos, mais e mais construções estarão com o aterramento, mais e mais pessoas terão os benefícios desse aspecto do padrão brasileiro de plugues e tomadas.
11) Estou pensando em construir uma casa. Vou ter que fazer o aterramento?
Sim. A Lei 11.337, de 26 de julho de 2006, determina que todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica. Aproveite e já instale a tomada padrão. Você estará construindo a sua casa com muito mais segurança. A segurança não é só do consumidor, mas também das instalações.
12) Mas o que ocorrerá com as outros tomadas e plugues?
Atualmente, existem mais de dez tipos de tomadas e plugues no país, e com o padrão além impedir o risco de choques no momento do encaixe do plugue na tomada, o consumidor não ficará sujeito a essa confusão atual.
13) Pelo visto essa mudança vai ocorrer de forma muito tranqüila, sem causar nenhum transtorno para os consumidores, para a indústria eletroeletrônica ou da construção civil?
Sim. Com a ampla divulgação do padrão brasileiro, isto vai acontecer de forma tranqüila como a esperada. Todos os técnicos das partes envolvidas trabalham tentando ao máximo reduzir os impactos que uma mudança desta magnitude poderia gerar para os consumidores, para a indústria e também para os varejistas que vendem plugues e tomadas. A mudança é para valer. Todo este esforço tem um só objetivo: aumentar a segurança dos usuários de plugues e tomadas, reduzindo o risco de choques. A frase é antiga, mas vale: uma grande caminhada começa com o primeiro passo. E é isto que estamos fazendo. Dando o primeiro passo. O nosso convite é que você caminhe com a gente.
Veja mais:
Novos plugues e tomadas a partir de 2010
Consumidor, preste atenção: os plugues e tomadas vão mudar
Tomadas de três furos chegam às lojas; consumidor prefere anteriores
Fonte: Inmetro
Olá Raquel,
Não tem problema, pois serve. Caso seja diferente, compre um adaptador onde vende material elétrico. Mas, acho que não será necessário.
Abraços
comprei uma geladeia a semana passada mas a tomada ainda é antiga .o q devo fazer?
No dia 1º de julho de 2011, entrou em vigor o novo Padrão de Plugues e Tomadas, com dois modelos de plugues e tomadas elétricas. Veja as mudanças e vantagens do novo padrão em http://bit.ly/nDNsKN
Sinceramente, eu fico me perguntando o porque da imbecibilidade de criar tomadas de 10 amperes que não aceitam aparelhos mais potentes, sendo que a tomada de 20 amperes serve para todos os tipos de aparelhos. Não seria melhor padronizar um única tomada para 20 amperes?
Fica a minha pergunta: Quais são os aparelhos destinados a tomadas de 20 amperes? As pesquisas que faço não são objetivas quanto a isso e parece que nem os fabricantes se entendem e que mais revolta é quem nem mesmo orientam nas embalagens dos produtos para qual aparelho ela é indicada. Quando se vai comprar a tomada, eles vendem o KIT com o espelho e se quiser separado, sai pelo dobro do preço.
Passa a impressão que criaram este novo padrão e deixaram o consumidor sem orientação. Fico imaginando o consumidor comprar um aparelho e não conseguir colocar a tomada.
Sinceramente, eu quero uma resposta convincente sobre pra o que serve esta tomada de 10 amperes, além de gerar dissabores para o usuário. Se a preocupação é a capacidade da instalação elétrica, tenho a dizer que é ridículo, pois as pessoas não vão usar todas as tomadas com aparelhos potentes para sobrecarregar a rede de fornecimento.
Gostem ou não, esta normalização veio para ficar. O que gostaria de acrescentar é que não basta adequar as tomadas ou os plugues, a estarem em conformidade com esta nova situação, mas o redimensionamento de toda a fiação a que estão atreladas.
Tomemos como exemplo, a tomada da cozinha que poderá trabalhar com um aparelho que “puxa” acima de 10A ( por exemplo, um grill ); a simples mudança da tomada não será o suficiente a lhe garantir os benefícios desta nova situação, mas a necessidade de averiguar as características técnicas dimensionadas àquela tomada, a qual certamente estará atendendo as especificações da tomada, ou seja, inferior e até 10 ampéres. Logo, haverá a necessidade de além de trocar a tomada, a importância da substituição de uma nova fiação, que suporte esta carga excessiva que estará passando por ali. A não observação deste detalhe é causa de muitos incêndios.
Estou indignada com este novo padrão de imbecilidade brasileira, só tem causada transtornos. Vcs sabiam que trocaram uma tomada padrao de 2A por uma de 10A e se eu precisar ligar um equipamento com potência superior a 1000w tenho que trocar novamente a tomada. Só no Brasil mesmo. Com certeza tem alguém ganhando muito as custas deste processo de mudança e o governo deve ter embolsado uma grande bolada para a aprovar este absurdo!!!
Toda mudança, quando é p/ melhor,é bem vinda, mas será que ao invés de uma mudança dessa, não seria melhor, pensar em “energias altenativas?, tipo:Solar, eólica, hidrogênio e ETC?E, parace que estão tapando o sol com “besneira” ou melhor peneira?
De quem é o interesse maior? Não estamos atrazados a esse respeito e outros?!
Sou Técnico em eletronica e Eletricista Industrial, tenho aperfeiçoado nestas áreas alternativas, e minha opinião é que estamos na idade da “pedra”!!!
Alguem está ganhando com esse atrazo, esperando um caos no planeta, p/ depois explorar os coitados de baixa renda, e o efeito dominó irá acontecer!!!
O aterramento só se tornará efetivo quando forem destruidas e reconstruidas a maior parte das edificações do Brasil, isso é NUNCA. Quem foi o designer deste maravilhoso produto, e quais as reais vantagens da substituição? Não tomar choque, que maravilha. E as tomadas e terminais elétricos usados hoje, vão todos para o lixo? E a imensa quantidade de aparelhos (eletronicos como computadores, eletrodomesticos de origem estrangeira que usam os pinos chatos e não cilíndricos, o Brasil vai obrigar os fornecedores a obedecer o nosso padrão? Posso estar errado, mas acho que alguém vai ganhar muito dinheiro com isso. Lembram da bolsinha de Primeiros Socorros?
Mais um padrão autista brasileiro!
Oi! Tem um site muito bacana que possui mais de 50.000 acessos ao dia e fazem parceria com blogs/sites, vale a pena! Eu já fiz o meu!Só lembrando que você tem que como se trata de uma parceria você tem que colocar o selo deles também no seu blog/site também que você pode pegá lo no mesmo link abaixo!Senão você não receberá acessos!
Aí vai o link: http://www.guiademulher.com.br/enviar_blog.php
Feliz Natal!
Mais uma imbecilidade brasileira. “Impede a pessoa de tomar choque”? Proíbe faca, pedra, pq as pessoas podem se machucar. Proíbe fogo tambem, que causa incêndio, piscina, pq as pessoas podem se afogar. Ah e carro, pq o trânsito é o que mais mata
Com certeza é só mais uma daquelas “invenções” de brasucas como o PAL-M, reserva de mercado e a TV Digital que nunca passaram de palhaçadas que só impediram o país de se desenvolver. Ao invés de aproveitar o que já existe, os cabidões de emprego como ministérios e orgãos públicos ficam “inventando a roda” para garantir a vaga de apadrinhados políticos.
Isso é uma palhaçada… bem típico para aquecer mercado… podes estar certo que a grande maioria dos brasileiros estará fazendo adaptações a tomada… eu mesmo já tenho pensado em remover o terra, mesmo que esteja perdendo em segurança…