Em primeiro lugar devemos saber que a eletricidade é uma energia que tenta escoar pelo chão usando para isso qualquer coisa que sirva de ponte, seja um metal,  o concreto ou mesmo o seu corpo.

Também é importante saber que na maioria das vezes as instalações elétricas de 110 volts são feitas de dois fios principais, o Fase e o Neutro. O fio Fase é justamente o fio energizado e que vai provocar o choque elétrico e, o outro, é o fio que vai receber a energia depois de ter feito o seu eletrodoméstico produzir trabalho, e vai conduzi-la em ultima análise a terra.

É exatamente por isso que podemos encostar em um fio desencapado, mesmo que esteja interligado com a rede elétrica e não tomarmos nenhum choque, ou seja, é por que estaríamos certamente encostando no fio Neutro, aquele que não tem energia potencial e somente faz a captura e escoamento para a terra da energia aproveitada pelo seu eletrodoméstico.

Mas ao contrário se encostarmos-nos no outro fio, o fase desencapado, podemos levar um grande choque e as conseqüências podem se maiores ou menores dependendo do cenário.

Em primeiro lugar é importante saber que mesmo que você encoste no fio fase você somente tomará choque se a energia à qual você tiver no corpo puder ser escoada para a terra, seja por meio do fio neutro ou por meio do próprio chão, parede, ou metais que você esteja encostado.

Isso quer dizer que se você segurar o fio fase, mas estiver usando um sapato com sola seca e sem furos, e tiver o cuidado de não encostar braços, pernas, cotovelos ou qualquer outra parte em paredes ou ferros em geral, você não levará o choque porque a energia não terá um caminho para escoar para a terra.

Mas muita gente pode pensar:

Mas como vou saber em uma tomada qual o fio terra e o fase?

A única maneira de saber com certeza é usando uma lâmpada neon teste próprio para isso e que acende ao ser encostada no fio fase, mas não ao ser encostada no fio neutro.

No Brasil, geralmente o fio neutro é padronizado na cor azul, enquanto que o fase  é preto ou vermelho.

Em algumas instalações você pode encontrar fios verdes, que são o aterramento interno, ou seja, é um fio que serve para aumentar a segurança e a estabilidade da rede elétrica.

O fato é que o choque pode ser fatal dependendo de condições como: estado de saúde da pessoa, resistência da pele e o tempo de exposição ao choque.

A resistência da pele é diminuída, dentre outros fatores, pela água ou umidade, tornando o choque mais perigoso.

Mesmo sapatos grossos de borracha podem perder a resistência à passagem da eletricidade caso estejam molhados.

Pela minha experiência como eletricista, em redes domésticas o fator mais determinante para que aconteça um acidente sério é o tempo de exposição, ou seja, nas situações em que a pessoa fica grudada ou que não consegue se desvencilhar do choque.

Na maioria das vezes as pessoas em instalações residenciais não ficam grudadas durante o choque, mas o que acontece é que o fio se enrosca de alguma forma no corpo da vítima, e faz com que a descarga elétrica seja contínua.

Nestes casos, se o chão ou a vítima estiverem molhados, a situação se torna drástica e potencialmente fatal.

A seguir vou dar as principais dicas que utilizo até hoje para evitar acidentes com choques ou diminuir as conseqüências caso aconteçam:

1) Nunca manuseio equipamentos elétricos se você ou o chão estiverem molhados (os chuveiros são exceções, pois são projetados pra isso).

2) Sempre desligar a chave geral antes de manusear qualquer instalação elétrica, principalmente se você não está altamente capacitado pra isso.

3) Se você suspeita que pode levar choque em alguma estrutura ou equipamento, use sapatos secos e não encoste nenhuma outra parte do corpo em paredes, chão, etc.

4) Evite manusear instalações elétricas em locais em que você possa se desequilibrar e cair diante do susto de um choque elétrico. Grande parte das mortes é causada pela queda, e não pelo choque em si.

5) Por fim, nunca coloque seu corpo ou partes dele entre fios ou redes elétricas, pois você pode se enroscar e o choque se tornará altamente fatal.

Fonte: http://www.osabetudo.com/
Autor: Márcio Ferreira