Máquina de lavar roupa ou lavadora é uma máquina projetada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza.
Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas.
A História
Desde quando as pessoas começaram a cobrir seus corpos com roupas, elas têm buscado uma maneira de lavá-las. A seguir podemos ver vários métodos manuais e utilizando utensílios.
Lavando roupas na Escócia antiga
Utilizando utensílio
Alguns utensílios para lavagem das roupas
Alguns utensílios para lavagem das roupas
Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, a partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen’s Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.
Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.
Propaganda de 1860 comparando a antiga e a “moderna” maneira de lavar roupas
William Blackstone, em 1874, aperfeiçoou a máquina de lavar (como um presente de aniversário para ela), construindo uma tina com uma manivela para girar os mecanismos internos. Esse aparelho apanhava as roupas e as movia dentro da água, fazendo com que a sujeira se desprendesse durante a movimentação.
Essa foi uma revolução fabulosa, apesar de não poder ser considerada tão original e extraordinária para um marinheiro.
Modelo patenteado em 1857
Lavadora movida a cão, cabra ou ovelha
Lavadora de 1906
É importante frisar que, até 1907, todos os tipos de máquinas de lavar eram manuais. Somente em 1908 surgiu a primeira máquina de lavar movida a energia elétrica, chamada de “Thor” e que fora apresentada por Alva J. Fisher, um inventor que trabalhava para a Companhia de Máquinas Hurley.
Lavadora elétrica “Thor” de 1908
À medida que a invenção evoluía, também aumentavam os desafios para os cientistas. No início um motor e um mecanismo eram necessários, algo que pudesse melhorar o acionamento da máquina, mas que não exigisse tanta energia que viesse a queimá-la ou superaquecê-la.
Apesar dos avanços, a máquina de lavar ainda não era comum o suficiente para ser encontrada nas casas. Somente a partir de 1936 é que as pessoas, apesar da Grande Depressão, começaram a adquirir a máquina de lavar. Antes disso, as mulheres, quando possível, iam a uma lavanderia local, onde várias máquinas novas e reluzentes podiam ser encontradas, juntamente com pequenas caixas de detergentes e até mesmo refrigerantes e doces.
Antigo modelo de máquina de lavar roupa alemã
Propaganda de um modelo de 1937
No começo da década de 1950, os fabricantes americanos estavam comercializando máquinas que não apenas lavavam as roupas, mas também as secavam por centrifugação.
Antigo modelo de 1951
Caso queira ver mais imagens sobre máquinas antigas, baixe aqui uma apresentação fotos do museu da lavadora de roupas. Vale a pena.
Para as mulheres, a possibilidade de se ter uma máquina de lavar se tornou tanto uma bênção quanto uma maldição. Certamente, ela tornou a vida mais conveniente, economizou um precioso tempo e era mais fácil do que fazer o serviço gastando um dia inteiro numa lavanderia.
Mas ir à lavanderia não era apenas uma atribuição, era também um evento social. As lavanderias americanas eram os locais de se conversar, compartilhar, atualizar-se e fazer um lanche, enquanto as máquinas de lavar faziam o trabalho mais pesado. Possuir uma máquina em casa acabou com esse convívio social.
As máquinas contemporâneas são fabricadas em dois modelos básicos, com abertura frontal ou abertura superior. As com abertura superior, mais populares nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e parte da Europa, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima.
As máquinas com abertura frontal, mais populares na Europa e no Oriente Médio, possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro. Ambos os modelos tem a capacidade de lavar automaticamente, propelidos por motor elétrico, executando ciclos de lavagem, enxágue, centrifugação e pré programados de acordo com o tipo de roupa.
O uso de componentes eletrônicos digitais atualmente substituem complexos sistemas mecânicos usados anteriormente para controlar a lavagem. Ligadas a um ponto de força elétrica, um ponto de entrada de água e uma saída para a água servida, com timer programável e depósito de sabão e amaciante, trabalham sem supervisão, lavando, enxaguando e retirando o excesso de água por centrifugação. Algumas máquinas mais modernas também secam a roupa com ar quente apos a lavagem. Podem ainda ter seu comando eletrônico ligado à uma rede de computadores, permitindo acompanhamento e comando pela Internet.
Chega ao fim mais um artigo da série sobre Máquinas de Lavar Roupas. No próximo artigo vamos falar sobre sistemas de lavagens alternativos.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maquina_de_lavar_roupa
http://danielpires93.blogspot.com.br
http://www.oldewash.com/
Veja outros artigos relacionados:
180 animações sobre refrigeração, eletrônica, máquinas e instrumentos
A História Máquinas de Lavar Roupas
A Máquina de lavar roupa sustentável foi criada por um Australiano
A melhor máquina de lavar roupas
Animação do funcionamento de uma lavadora de roupas
Como consertar máquinas de lavar roupa
Como lavar roupas em uma máquina de lavar
Conheça as diferenças entre lavadora de roupas e tanquinho
Conheça as principais marcas de eletroportáteis
Conheça as principais marcas de lavadoras de roupa
Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 1
Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 2
Criança fica presa dentro da lavadora ligada após brincadeira infeliz do pai
Cursos para consertar eletrodomesticos
Dicas de Lavanderia Hospitalar
Dicas para escolher a lavadora de roupas mais adequada para sua casa
Electrolux mostra conceito de lavadora de roupas de mão, totalmente portátil
Eletrodomésticos atuais, com visual de antigamente.
Gata persa sobrevive a ciclo completo de máquina de lavar roupas
Lava Louças – Fazendo manutenção na bomba de água
Lavadora de Roupas Super Compacta
Lave suas roupas em 20 segundos sem água e sabão
Máquinas de Lavar Roupas – História da Roupa
Máquinas de Lavar Roupas – Lavadoras Portáteis
Máquinas de Lavar Roupas da Xeros
Menina chinesa fica entalada em lavadora de roupas
Não ser enganado por técnicos de assistência técnica
Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos
Qual é a melhor panela elétrica de arroz?
Qual é o melhor tipo de lavadora
Super promoção: Lavadora de Roupas por 15 Reais
Tabelas de consumo e eficiência energética dos produtos
Tela metálica para proteger seu fogão ou lavadora contra ratos e baratas
Muito! Isso foi um incrivelmente maravilhoso post. Obrigado
por fornecendo esta informação.
Gostaria de saber quando as maquinas de lavar automáticas se popularizaram no brasil.
Excelente texto. Muito boa a pesquisa.
Uma coisa me chamou a atenção: O fato de as máquinas com tampa frontal terem se popularizado mais nos paízes europeus que no Brasil. Este fenômeno tem motivos conhecidos?
Provavelmente, o fato de as máquinas com abertura frontal (front load) terem se tornado mais populares nós países europeus se deva ao fato da necessidade de se secar as roupas num clima com temperaturas mais frias. Assim, estas máquinas que além de lavar, secavam, eram bem mais necessárias.