A venda de purificadores de água vai crescer dois dígitos este ano. A comercialização desses produtos avança à medida que o brasileiro substitui os filtros e galões.
Por: Igor Carvalho – Revista Eletrolar
A água consumida no Brasil já foi, no passado, questão de saúde pública. Apesar das melhorias no tratamento e na rede de distribuição, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que, nos países em desenvolvimento, 70% da população rural e 25% da urbana não dispõem de abastecimento apropriado de água potável.
O filtro de barro, durante muito tempo, assegurou a qualidade mínima da água para consumo e, mais tarde, os galões de água mineral surgiram como alternativa.
Nos últimos anos, entretanto, com o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, os purificadores de água começaram a ganhar espaço nos lares e no mercado.
No Brasil, dos 61,3 milhões de lares, informa Dantas, apenas 32,6 milhões possuem algum equipamento para tratamento da água consumida.
“Diferentemente dos países desenvolvidos, onde é possível beber água a partir das torneiras das casas, aqui essa realidade ainda é distante, o que torna perceptível o potencial de mercado desse segmento”, acrescenta Marcelo Campos Alencar Pinto, gerente de marketing da Esmaltec Eletrodomésticos.
Dinâmica do mercado
A indústria segue rigorosa regulamentação para comercializar equipamentos que assegurem o fornecimento de água apropriada para o consumo humano.
Os fabricantes também incorporam cada vez mais tecnologias a fim de melhorar o desempenho dos purificadores.
Nos próximos anos, tecnologias bactericidas e fungicidas, hoje com custo elevado, deverão ter preço mais acessível. “Além de água potável, recursos como gaseificação e adição de sabores e de nutrientes estarão presentes nesses produtos como forma de diferenciar a água da tradicionalmente filtrada”, prevê Pinto.
Conheça os Purificadores
Esmaltec
Atua no segmento de bebedouros refrigerados por compressor e quer se firmar como uma empresa de solução para águas.
Em seu porfólio, está o Purágua Acqua7, disponível em branco e preto, com teclas easy touch para acionamento eletrônico da temperatura desejada e saída de água, filtro refil fácil de trocar, rendimento de até 3,8 litros/hora de água gelada, sistema de drenagem e saída do líquido direcionável e higiênica, além de baixo consumo de energia.
A purificação da água é proporcionada por meio de quatro filtros Melt Blow, que retêm partículas sólidas em suspensão; mais uma camada de carvão ativado com prata coloidal para absorver o cloro, sabores desagradáveis e reduzir substâncias químicas e orgânicas; outra de cristais de quartzo, para segurar o limo, o lodo e outras impurezas; e mix de minerais que libera cálcio e magnésio, cujos efeitos são benéficos ao organismo.
Europa
Purificadores de água são o core business da empresa. De acordo com a diretora-geral , o mercado surpreende a cada ano,
e o produto estará no centro das atenções dos consumidores nas próximas décadas.
“A demanda por água de qualidade cresce no Brasil e no mundo”, afirma Manuella. A Europa lançou, nos últimos dois anos, as linhas Da Vinci e Bliss. A primeira é composta por quatro modelos com design moderno e compacto, direcionados para o público masculino e feminino, acima de 25 anos, em sintonia com a diminuição das famílias brasileiras.
“Apesar do tamanho, o produto possui grande reservatório, o que faz com que seja altamente eficiente no fornecimento de água gelada. Esse é o primeiro e único purificador modular do mercado”, diz a executiva.
Para os consumidores que adquirem o primeiro item da categoria, a empresa oferece a linha Bliss, em seis opções de cores, design diferenciado e módulo retentor de bactérias.
É indicada para jovens e pequenas famílias.
Latina Eletrodomésticos
Aposta na ampliação da linha de produtos. Os purificadores da marca são fabricados com descarte zero de resíduos no meio ambiente. O isopor usado em algumas embalagens está sendo substituído por material reciclável, os gases utilizados nos sistemas de refrigeração das suas linhas são ecológicos, os produtos não demandam substâncias químicas no processo fabril e foi projetado para economizar energia elétrica.
Dispõe do modelo PA700, cujos filtros purificam até 7 mil litros de água. Lançará, nos próximos meses, uma linha de purificadores sem refrigeração, a PN500, com dois modelos:
PN555, em fumê escuro, que adiciona naturalmente sais minerais e tem nanotecnologia no combate as bactérias, e PN535, em cinco opções de cores (rosa, laranja, verde, amarelo e fumê claro).
Whirlpool
Entrou no mercado de purificadores de água em 2003, com um modelo da marca Brastemp. Em 2010, a empresa ampliou a sua atuação na categoria com outro lançamento da Consul.
A Brastemp oferece solução inovadora ao setor, pois seus produtos estão disponíveis por meio de um “aluguel” mensal, com entrega, instalação, manutenção, reparo, visita técnica e troca de refil inclusos em uma assinatura.
Com esse modelo de trabalho, a companhia recicla 97% dos componentes do purificador e diminui o impacto para o meio ambiente. Em outubro, a marca lançou mais um item, o purificador Brastemp Ative!, em branco e allblack.
O produto tem painel inteligente, sensível ao toque, dispenser de água, teclas com identificação em braile e alertas sonoros, além de desligar sozinho após encher o copo ou a jarra com a quantidade selecionada.
Para os consumidores que preferem comprar o produto, há a opção do purificador de água Consul, com máxima filtragem, refil com duração extra de nove meses e design premiado pelo Museu da Casa Brasileira.
Veja também:
http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/guia_bebedouro_purificador_de_agua.htm