Escrito por: Evelyn Umberti
O profissional eletricista pode atuar na instalação, operação, reparo e manutenção de sistemas elétricos. Estes sistemas incluem fiação, placas de circuitos, parte eletrônica, etc.
Esta profissão é extremamente variada, e em algumas partes do mundo pode pagar muito bem, devido ao período de treinamento de três a cinco anos necessário para que um eletricista possa ser bem sucedido. Variados tipos de pessoas interagem com o trabalho dos eletricistas todos os dias em comunidades, edifícios comerciais, indústrias, e muito mais.
Para que nada fuja do esperado, o eletricista deverá usar equipamentos de proteção individual (EPIs) para sua segurança, não importando o tipo de trabalho que será realizado. Basicamente, pode-se atuar em linhas externas ou internas, e um acidente indesejado pode ocorrer e o mesmo poderá causar seríssimas sequelas.
Devido às correntes elétricas envolvidas neste trabalho, o mesmo pode ser muito perigoso, especialmente quando envolvem as linhas de energia derrubadas e outras emergências que podem ocorrer em qualquer local.
Veja quais EPIs devem ser usados pelos eletricistas:
– Cinto de segurança (para atividades realizadas no alto);
– Calçado de segurança;
– Capacete;
– Capa protetora;
– Escada de madeira com trava e antiderrapante;
– Ferramentas com cabo protetor (o cabo protetor tem função de isolamento);
– Luvas;
– Viseira, e muitos outros.
É importante pontuar que esses e outros itens são fundamentais no dia a dia, pois eles vão proteger sua vida. Por exemplo, o capacete protegerá sua cabeça; o cinto de segurança impedirá quedas; a bota de segurança vai proteger seus pés; as luvas e as ferramentas com função de isolamento vão assegurar que o trabalho seja realizado com cautela, sem prejuízo para suas mãos, etc.
Quando uma estrutura é construída, um eletricista é uma parte importante da equipe de construção. Ele instala a canalização nas paredes com a finalidade de executar a fiação elétrica, e se construídos com sistemas de aquecimento e de refrigeração,eles também irão instalar aberturas e tubulações para esses sistemas.
Circuitos especializados também podem ser instalados para o equipamento que drena energia, como fogões e aquecedores.
Esses profissionais também podem instalar equipamentos elétricos complexos, e eles estão familiarizados com a operação da eletrônica e as diversas ferramentas de seu ofício, a partir de caixas de disjuntores para medidores de tensão.
Serviços de manutenção e reparação também são oferecidos por eletricistas, principalmente em eletrodomésticos e eletrônicos. Muitos eletricistas trabalham como freelancers, carregando seus equipamentos de proteção com eles para que possam realizar seus trabalhos com segurança.
Fonte: EPI Tuiuti
Muito Esclarecedor.
Moacir Ranal
0lá meu nome é Carlos.
24/12/15
Sou eletricista de manutenção,e trabalho de freelance e , fui chamado uma vez num sábado.
pelo o cliente para resolver um problema de blackout na casa dele.
chegando lá me deparei com um q.d.c tigre do lado fora,sem abrigo nenhum.Pedi a ele que comprasse –
spray limpa contatos elétrico,para aplicar nos disjuntores,sai da casa deixando tudo funcionando.ele me
pagou e me agradeceu.Mas voltou no dia seguinte me dizendo,estou sem energia.Descobri uma tubulação
vindo da casa vizinha alimentando o q.d.c que ele me mostrou,fui até a esta casa descobri um quadro com
DR tetrapolar.Eu achei muito engraçado,O DR ailmentava o DTM.coloquei o d.t.m alimentando o dr e tudo
voltou ao nomal.
Carlos.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.