Entenda a importância do fio-terra para o bom funcionamento dos aparelhos.
Muita gente já ouviu falar, mas pouca gente sabe a real importância do aterramento quando se está lidando com aparelhos elétricos. Por desconhecimento, o fio-terra é muita vezes desprezado.
Trata-se de um dispositivo que garante o bom funcionamento dos aparelhos e que pode, inclusive, aumentar a segurança contra choques e panes.
Segurança contra choques
O corpo humano é capaz de conduzir eletricidade. Por isso, se uma pessoa encosta em um equipamento elétrico, está sujeita a levar um choque – que nada mais é do que uma sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo.
Sendo assim, qualquer dispositivo de segurança contra choques, como para-raios e fios-terra, tem como objetivo desviar os elétrons dos corpos das pessoas.
Quando tem o fio-terra, essa circulação evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, ou seja, a correte elétrica vai fluir pelo fio terra em vez de fluir pela pessoa. Isso faz com que os riscos de choques elétricos seja drasticamente reduzidos, configurando-se um dispositivo de segurança.
Funcionamento do fio-terra
Basicamente, o fio-terra funciona como um condutor, conectando à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Dizemos que os dispositivos, então, estão “aterrados”.
O aterramento tem como objetivo: manter os potenciais produzidos pelas correntes de falta dentro de limites de segurança; fazer com que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra; proporcionar um caminho de escoamento de descargas atmosféricas para a terra; escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.
Por isso, o fio-terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa. Atualmente, é um item de segurança obrigatório.
Qualquer circuito elétrico que tenha sido bem projetado tem um sistema de aterramento. Quando adequadamente projetado e instalado, ele minimiza os efeitos destrutivos das descargas elétricas e eletrostáticas em equipamentos comuns no nosso dia a dia, que utilizam energia elétrica.
Sem contar que, como vimos anteriormente, previnem choques. Por isso mesmo, as tomadas são dotadas de três pinos: dos quais dois são de fases e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra.
Vale lembrar que nem todos os equipamentos elétricos necessitam de um fio-terra. Alguns já possuem isolamento nas carcaças, não colocando os usuários em risco.
Porém, é preciso ter o pino de aterramento disponibilizado em todas as tomadas da sua residência.
Fonte: http://www.magazineluiza.com.br/